Abaixo-assinado Diga Não ao Fechamento do Centro de transplante Medula óssea - PE

Para: Presidente da República Federativa do Brasil; Congresso Nacional do Brasil; Supremo Tribunal Federal;

Diga Não ao Fechamento do Centro de transplante Medula óssea - PE Vergonha e Muito descaso
Esta equipe do CTMO é uma referência, excelência em qualidade, como pode profissionais que
foram treinados e trabalham com amor a profissão serem agora simplesmente remanejados, transferidos ou demitidos.
E os pacientes como ficam, o secretário de saúde disse que vão para o Hospital Português.
É com muita tristeza que informo a vocês, que de um modo arbitrário sem justificativa o secretário de saúde resolveu fechar esta unidade.

Peço a ajuda de vocês para que se juntem a nossa causa e divulguem para seus amigos esta decisão política do Governo do Estado de Pernambuco e assinem esse Abaixo Assinado.
Isto é caso muito sério são vidas que podem se perder colegas divulguem por favor, tem mais de 44 pessoas na fila , o tratamento , a equipe é muito bem qualificada e humana. O Ministério Público está se manifestando , nobres causídicos os invoco para juntos ajudarmos a estes, o dia de amanhão só Deus sabe então sejamos unidos, humanos e fraternos obrigada a todos e que Deus nos ajude .
RELATO DA PSICOLOGA CRISITNA BOTELHO:
DENUNCIA
Espero realmente, como eleitora que sou, que chegue ao conhecimento do senador Humberto Costa, e de toda sociedade pernambucana esse registro de indignação e pedido de auxílio.
Sou servidora pública há 27 anos, Cristina Botelho é o meu nome e venho denunciar um absurdo que a saúde pública e o SUS, que tanto defendemos, acaba de sofrer em nosso estado. Estou há 5 anos trabalhando no CTMO - Centro de Transplante de Medula Óssea - Hemope. Por determinação do secretário de saúde, a partir de 30 de novembro estarão encerradas as atividades deste centro que é o único serviço público, de alta complexidade e competência técnica e que ao longo dos seus 10 anos de existência vem sendo sucateado até chegar ao absurdo de fechar as portas.
No estado que necessita de 31 leitos e conta apenas com 09, 03 em nossa unidade e 06 leitos credenciados ao SUS no hospital Português ao invés de ampliar o nº de leitos, incompreensivelmente reduz. No ano de 2006, quando a equipe de profissionais estava completa, quando não faltavam insumos, materiais e medicações, fomos capazes de realizar 17 transplantes de medula óssea, além de manter a assistência ambulatorial e em hospital-dia dos já transplantados e dos que estavam na lista de espera, que hoje retém 70 pacientes do direito ao tratamento por falta de leito.
Desde 2008 vínhamos sofrendo perdas de profissionais, seja por fim de contrato temporário, seja por falta de concurso público, chegamos a um deficit significativo que em 2008 inviabilizou a realização de TCTH - transplante de células tronco-hematopoética, onde apenas um retransplante foi realizado.
Sujeito as falhas de gerenciamento e a falta de uma política de saúde em nossa área, encontramo-nos a deriva. Somos 43 profissionais especializados, uma pequena unidade equipada e o nosso maior patrimônio, nossos pacientes, para quem existimos, completamente abandonados pelos que deveriam
dar-nos a mão e fortalecer um serviço que tem condições, vontade e competência de ampliar suas atividades e atender com dignidade conterrâneos e pacientes de outros estados do nordeste que sequer têm centro transplantador. O que falar dessa situação? Como justificar essa decisão? O que será dos nossos pacientes?
Nada, além de que o serviço foi extinto, foi-nos dito. O que pensar de um gestor que não questiona o secretário e obedientemente, se cala, dizendo que a causa é política e não administrativa?