Abaixo-assinado "FORA ADAMS"

Para: Colegas

Desde a sua posse, a atual gestão da Advocacia-Geral da União, não tem conseguido atender os anseios dos advogados públicos federais para que possam bem desempenhar suas funções. Nem mesmo carreira de apoio ou estrutura física adequada é disponibilizada. Além disso, não há qualquer perspectiva de melhora na remuneração que já é incompatível com o exercício de função essencial à justiça. Cabe aqui lembrar que os Procuradores dos Estados de qualquer unidade da Federação são melhores remunerados, onde é comum poderem advogar para clientes privados, o que tem levado a uma absurda evasão nos quadros da advocacia pública federal.

As perspectivas que eram boas antes da posse da atual gestão da AGU dissiparam-se.

O que já vinha sendo considerada, a partir da nomeação do atual Advogado-Geral da União, uma grave crise da advocacia pública federal, jamais vista na sua recente história, ultrapassou todos os limites quando do envio ao Congresso Nacional do projeto de lei para uma nova Lei Orgânica da AGU, PLC 205/12, sem qualquer prévia discussão com as carreiras interessadas, prevendo a possibilidade de ocupação dos cargos da advocacia pública federal por pessoas estranhas aos seus quadros por indicação política, além de suprimir a independência técnica dos advogados públicos federais.

Para piorar, nos últimos dias, a operação “Porto Seguro”, da Polícia Federal, descobriu o envolvimento de pelo uma pessoa muito próxima ao atual Advogado-Geral da União (seu adjunto) como integrante de um grupo que cometia vários delitos no âmbito da administração pública federal.

Por isso, não há outra forma de retomar o caminho para uma Advocacia Pública Federal, forte, independente e que atue no combate a corrupção, cumprindo suas atribuições, senão com o afastamento imediato do atual Advogado-Geral da União, Senhor Luís Inácio Adams.

Assim sendo, os cidadãos que subscrevem o presente abaixo-assinado, requerem a imediata exoneração do Senhor Luís Inácio Adams do cargo de Advogado Geral da União.