Abaixo-assinado Retorno do trem da linha 10 Turquesa (Rio Grande da Serra - Luz)

Para: CPTM; Secretaria do transporte; Ministério dos transportes; Governo do Estado; Prefeitura do Estado de São Paulo

Desde 06/08/11 os trens da linha 10 Turquesa da CPTM, que faziam o trajeto de Rio Grande da Serra até a Luz, tiveram seu trajeto alterado até a estação Brás para obras de melhorias. Acontece que as obras já terminaram, e o trem não retornou ao seu trajeto original, as pessoas que se destinam a estação Luz devem fazer transferência e embarcar no trem da linha 11 Coral, que faz o trajeto Guaianazes – Luz. Porem e o restante da população que não se destinam a Luz, que se destina a Barra Funda, por exemplo, agora tem que fazer uma transferência a mais, ou enfrentar fila na integração com a Linha 3 Vermelha do Metro no Brás, que já está sobrecarregado, e agora ainda mais com a Linha 4 Amarela.
Após questionamento com a CPTM, de previsão de retorno ao trajeto original da Linha 10 turquesa, obtive a resposta de que a CPTM atende 465.000 passageiros, e que com a alteração do terminal da linha 10 para o Bras, os usuários dos trens da Linha 11 e Linha 7, ganharam uma plataforma para Embarque e outra para Desembarque, facilitando o acesso dos usuários. Mas colocaram os dois trens para desembarcarem na mesma plataforma, tumultuando as escadas.
Acredito que essa não seja a solução para o problema, já que se esqueceram dos usuários que utilizavam o trem da Linha 10 para realizar transferência na Luz, para outros Trens ou Metro. A justificativa de que a Linha 4 amarela que também tem integração na estação Luz, teve um aumento devido ao trem vir até a Luz, não é das melhores para retirarem a Luz de estação terminal da Linha 10. Aliás, se as pessoas tivessem mais de uma alternativa para se dirigirem a Luz, os usuários estariam divididos no Bras em 2 trens, o que reduziria a superlotação que temos hoje.
O intuito deste abaixo assinado é que seja devolvido aos trens da Linha 10 Turquesa a estação Luz como terminal, para que seja reduzido o tempo de viagem, diminua um pouco a superlotação nos trens da Linha 11 e Linha 3 vermelha do Metro.