Abaixo-assinado REDUÇÃO JÁ DOS PREÇOS DOS COMBUTÍVEIS

Para: Presidenta da República

REDUÇÃO JÁ DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS
Este abaixo assinado visa exigir dos nossos governantes que os nossos combustíveis, que fazem parte da nossa riqueza mineral, sejam efetivamente colocados em prol dos Brasileiros, pois não justifica que os brasileiros paguem pelo litro dos combustíveis preços exorbitantes, que são considerados um dos maiores do mundo.
O preço da gasolina no Brasil está distante do que é cobrado em muitos outros países. Enquanto aqui se paga, em média, R$ 2, 59, agora com o último aumento chegando até a R$3, 50, em alguns estados brasileiros, na Argentina, por exemplo, se gasta R$ 1,53. No México, esse preço é o equivalente a R$ 1,10. Tirando a Europa, onde alguns países contam com a gasolina mais cara, só o preço no Japão se aproxima ao brasileiro. Lá, o litro da gasolina custa R$ 2,57. Na contramão das principais empresas petrolíferas do mundo, a Petrobrás já divulgou. Enquanto as outras empresas viram seus lucros se reduzirem a mais da metade no ano, especula-se que os lucros da estatal brasileira tenham ficado entre R$ 7,4 e R$ 7,5 bilhões só no último trimestre do ano passado, segundo o Centro Brasileiro de Infra-estrutura (CBIE). Com isso, a empresa se torna a quarta maior no ramo de energia.
O alto preço da gasolina no Brasil interessa aos grandes investidores, que detém a maior parte da estatal. Os altos lucros da Petrobrás, assim, não se revertem em benefícios para a população. Os que aplicam o FGTS na empresa detêm apenas 2% de seu capital total. Ou seja, apesar de ainda ser uma empresa estatal, a Petrobrás opera sob uma lógica de empresa privada, que é a de ter o maior lucro possível e, assim, oferecer retorno aos grandes acionistas.
O consumidor brasileiro paga 97% mais caro pelo litro da gasolina em relação ao motorista dos Estados Unidos. No Brasil, o preço médio do litro do combustível custa R$ 2, 55, contra R$ 1,30 nos EUA.

O levantamento foi feito com base em dados da IEA (Internacional Energy Agency, a agência internacional de energia) e da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) de dezembro último.

Tal resultado, porém, não é fruto do aumento da demanda, nem tampouco da administração da Petrobrás. O motivo de a estatal lucrar tanto enquanto as outras grandes empresas do setor minguam são os altos preços cobrados pela Petrobrás sobre a gasolina no mercado brasileiro. Em 2009, a gasolina vendida no Brasil estava 44% mais cara que o preço médio internacional. Uma das mais caras do mundo. Já o diesel foi vendido 33% mais caro que o seu preço lá fora.
E o que é pior, vendemos gasolina para nossos hermanos (Argentina e Paraguai), por preços inferiores aos cobrados para o mercado interno, o que é UM ABSURDO.
O presente abaixo assinado visa determinar que o preço dos combustíveis no Brasil não sejam superiores a 20% (vinte por cento) do preço de custo de produção, já incluído aí todos os impostos, o lucro das distribuidoras e dos postos de vendas espalhados pelo País.
Somos auto-sustentáveis em termos de petróleo, mas isto não beneficia o povo brasileiro, ao contrário, penaliza de forma arbitrária e desumana, pois com a queda do valor pago pelos combustíveis serão colocados bilhões de reais na economia brasileira, sem contar que todas as atividades comerciais, industriais e de serviços dependem do petróleo serão beneficiadas.
Leia, assine e repasse o presente abaixo assinado, para o maior número de pessoas que você conhece, Não esqueçam do poder da mídia e da internet é só observar o que está acontecendo em todo o mundo, inclusive destituindo governos déspotas.
“Um sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho que se sonha sozinho, mas um sonho que se sonha junto é realidade”.

Gildásio Ribeiro Catta Preta