Abaixo-assinado Abaixo assinado pela proteção (Tombamento, Registro e outros) da Farmácia Oswaldo Cruz como patrimônio Cultural de Fortaleza

Para: Secultfor, Prefeitura de Fortaleza, Secultce, Governo do Estado do Ceará e Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Resumo:

Veja a notícia: http://www.youtube.com/watch?v=txs2Ytqo3Fw

A Farmácia Oswaldo Cruz foi a primeira farmácia de manipulação nos registros da história do Ceará e, desde sua criação, no ano de 1934, sempre se localizou no velho e conhecido sobrado localizado na histórica Praça do Ferreira, de modo que é fato ser essa pequena e tradicional drogaria um dos seus ícones mais sólido, representativo e fiel.

O tombamento da farmácia é meio necessário para que se preserve acervo material da mesma (prédio, móveis, decoração e outros objetos intregados), a lei n. 9347/2008 do Município de Fortaleza dispõe que o tombamento visa à conservação do bem pela limitação de seu uso, gozo e fruição, devendo esta proteção ser feita de acordo com a natureza do bem, evitando qualquer utilização inadequada que venha a descaracterizar o imóvel no que tange aos elementos físicos (fachada, escadaria, piso, prateleiras, vitrines, e decoração) e espirituais que o compõe.

Mas é importante lembrar que para que a Farmácia seja protegida efetivamente é necessário, também, que se proteja a dimensão imaterial da mesma, que são as práticas, conhecimentos, hábitos e a entidade da própria farmácia, esta construída ao longo de 77 anos de tradição, devendo para isso ser realizado o registro do patrimônio imaterial associado à Farmácia.

Assim, buscando uma preservação global e integrada das dimensões material e imaterial desse importante patrimônio histórico cultural da cidade solicitamos, além do tombamento, o registro da Farmácia Oswaldo Cruz como patrimônio imaterial de Fortaleza, tendo em vista que a mesma se constitui enquanto importante lugar onde se concentram e reproduzem práticas culturais coletivas.

Deste modo, por tudo que foi exposto acima, no´s, abaixo-assinados, vimos requerer o tombamento, registro ou outra forma de proteção integrada da Farmácia Oswaldo Cruz como patrimônio Cultural de Fortaleza.

Texto Completo:

Veja a notícia: http://www.youtube.com/watch?v=txs2Ytqo3Fw

Ao longo desses anos a Farmácia construiu sua história, prestando seus serviços a várias gerações seguidas de cearenses, que lhe têm hoje indiscutível apreço e respeito. Desde o início do século passado a Drogaria & Farmácia Oswaldo Cruz não representava, apenas, um ponto comercial em si, mas sim um local onde muitas vezes a sociedade cearense costumava buscar o auxílio médico propriamente dito.

Pode-se afirmar também que essa pequena drogaria é um símbolo heróico de resistência em face da depredação da memória de Fortaleza, visto que, mesmo em meio a um mercado farmacêutico há muito tempo dominado por poderosas redes oligopolistas modernas, teimou em continuar a existir conservando o mais tradicional modo de comercialização de medicamentos, caracterizado pelo atendimento humanizado, instrumentos, as antigas prateleiras e vitrines, em madeira e vidro, e a decoração e arquitetura mantidas intocadas, interna e externamente, resistindo com bravura às tendências modernizantes de cada tempo que atravessou.

Vale destacar que sua brava resistência, foi mais realçada pela significativa vitória sobre a ganância da especulação imobiliária, responsável pela destruição da maior parte do patrimônio histórico arquitetônico desta Capital, visto que se manteve sempre naquela localização, preservando, ao longo dos 77 anos de sua existência, a originalidade arquitetônica do prédio, cujo conjunto, principalmente a fachada, é hoje é o seu símbolo.

Dessa forma, a Farmácia Oswaldo Cruz restou como único ponto comercial da Praça do Ferreira cuja tradição e arquitetura persistem até hoje originais, ao tempo da Fortaleza da Belle Époque, de modo que configura um patrimônio de inestimável valor histórico e cultural para esta Capital.

Tal é o reconhecimento público desse valor, tanto localmente como nacionalmente, que há muitos anos é ponto turístico oficial da cidade, chegando a constar das publicações oficiais do Município e do Estado voltadas à promoção do turismo, de modo a ser muito visitada, todo dia, não só por aqueles que buscam seus tradicionais xaropes, pomadas e emplastos (ainda hoje tão populares), mas também por turistas e mesmo cearenses que apenas buscam conhecer um pouco da história de Fortaleza.

Tal fato revela que a Farmácia é hoje parte consolidada da cultura, tradição e história do povo cearense (em especial, do Fortalezense), em grau de importância a justificar a pré-existência de um sentimento geral no sentido de que seu desaparecimento levaria consigo parte da alma da histórica Praça do Ferreira.

Revela também uma relevante função social sob sua responsabilidade, da qual sempre teve consciência e orgulho, por isso nunca ter se permitido medir esforços em prol de sua conservação como um ícone sobrevivente que é do patrimônio histórico cultural cearense, mesmo sendo um modesto comércio.

Nesse sentido, além de ter atentado para a preservação da originalidade arquitetônica do velho sobrado onde há décadas se encontra, cuidou, também, de preservar a memória da própria farmácia, como símbolo relevante que é para a história Cearense, no contexto da Farmácia, da Praça do Ferreira, de Fortaleza e do Ceará, de modo que quem visita seu estabelecimento, organizado também como museu, além de poder observar a conservação do estilo comercial típico dos anos 30, pode conferir também diversos elementos históricos que registram cada um desses contextos, tais como grais e copos graduados, balanças, piluladores e bastões de vidro, vasilhames de manipulação, entre outros objetos antigos hoje em desuso ou substituídos por versões automatizadas.

Por isso, foi a própria comunidade, personificada na pessoa do pesquisador e memorialista cearense, MIGUEL ÂNGELO DE AZEVEDO (NIREZ), que consciente da dimensão do valor histórico cultural que a entidade da Farmácia Oswaldo Cruz empresta a Fortaleza e temendo um possível comprometimento do mesmo pela ganância insaciável da violenta e enorme especulação imobiliária que assombra esta Cidade, teve a iniciativa de documentar todo o enredo e solicitar do município de Fortaleza e do Estado do Ceará o urgente tombamento da Drogaria & Farmácia Oswaldo Cruz, como parte de seu patrimônio histórico cultural, antes que seja tarde.

Fortaleza, 06 de janeiro de 2012.

1.181 Pessoas