Abaixo-assinado pela libertação do Dr. Yussef Abdel Haq e de todos os prisioneiros políticos palestinos

Para: Embaixada de Israel no Brasil

O Dr. Yussef Abdel Haq é um acadêmico marxista histórico, advogado e professor de Economia Política da Universidade de Nablus, a principal cidade da Palestina, na Cisjordância ocupada. Ele foi um dos principais fundadores e também presidente do Palestinian Enlightenment Cultural Center (Fórum Tanwiir), centro cultural que se tornou fonte de inspiração para boa parte da juventude de crítica na cidade. Apesar de certa proximidade com a FPLP, o Dr. Abdel Haq não integra qualquer partido, definindo-se apenas como um intelectual marxista.

Em 7 de dezembro, durante uma invasão a Nablus, tropas israelenses aprisionaram o Dr.Yussef, que, aos 70 anos de idade, toma diversos medicamentos. Circulam informações de que sua saúde na prisão está muito ruim ao ponto em que ele foi transferido para uma prisão hospitalar. Sua esposa também está doente.

É muito difícil discordar da observação feita por Saed Abu-Hijleh, poeta e professor de geografia na Universidade de Nablus, sobre o motivo da prisão daquele importante intelectual palestino:

“Isto é parte de uma campanha para aprisionar intelectuais progressistas e de esquerda, inclusive islâmicos, que possam oferecer análise crítica das políticas de Israel e dos Estados Unidos da América na Palestina e na região após as mudanças radicais que ocorrem no bojo da Primavera Árabe e de seus desdobramentos”.

Consideramos o Estado de Israel, autor desta prisão totalmente ilegal, responsável por qualquer dano à saúde do professor Abdel Haq. Reivindicamos que este sej imediatamente libertado, bem como todos os demais prisioneiros políticos palestinos.