Abaixo-assinado Manutenção corpo docente (Publicidade e Propaganda - Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero).

Para: Coordenação de Publicidade e Propaganda

São Paulo, 16 de Fevereiro de 2012.

Aos Srs. Diretores e responsáveis pelo ensino da Faculdade Cásper Líbero.

Como pode ser observado ao longo desses últimos quatro anos (2009/ 2010/ 2011/ 2012), insistentemente vem sendo muito discutido, pelos alunos do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, a insatisfação sobre a atenção e comprometimento que determinados integrantes do corpo docente destinam às disciplinas que lecionam. Tais reclamações passaram a tomar maior relevância ao passo que foi ocorrida a mudança de coordenador do curso para a atual gestão (deve-se lembrar que durante o período prévio a Instituição perdeu conceitos em vários índices de avaliação, bem como uma estrela no Guia do Estudante da Editora Abril).
Através das muitas reuniões realizadas junto à nova coordenadoria, o ano de 2011 foi pautado por muitas reclamações e descontentamento sobre tal problema, que, por mais que tenha tomado certa significância, nunca se dissipou de fato. Para que tal solicitação recebesse a atenção necessária, a totalidade dos alunos do terceiro ano de 2011, cansados da escassez de conteúdo, mobilizaram-se em um abaixo assinado como um requerimento para a substituição da professora Carla Sarmento, que por sua vez ministrava a disciplina de Criação Publicitária. Com o afastamento de tal docente no mês de abril de 2011, os alunos passaram a sentir uma grande falta de respaldo, devido ao conteúdo não lecionado, bem como a escassez de informação sobre o cronograma do curso. Consequentemente, quando viria a se dar a data de entrega do Projeto Cidadão, houve a comunicação da entrada do Professor Rodrigo Morais. Este, por sua vez, com muita determinação reconhecida por todos os alunos, conseguiu recuperar e estabelecer um embasamento teórico de quase três meses perdidos de aula, criando um novo cronograma de trabalhos de modo bastante satisfatório. Não pode-se deixar de citar o alto nível de suas aulas e atendimentos, motivos pelos quais os trabalhos realizados durante todo o ano de 2011 ganharam destaque nos projetos envolvidos, bem como no crescimento cultural de cada um dos alunos.
A questão que vem sendo observada, porém, é maior e mais complexa: como anteriormente mencionado, desde o ingresso ao curso, tais alunos questionam a determinação, e, consequentemente, a permanência de alguns professores, de forma mais enfática os que lecionam as disciplinas que contemplam um conteúdo voltado à criação publicitária. Até tal momento, a situação parecia estar parcialmente resolvida quando a professora Carla Sarmento foi substituída pelo Professor Rodrigo Morais, porém, por conta de uma burocracia de caráter arcaico e economista que vem sendo adotada por esta Instituição, a mencionada substituição foi somente provisória e o problema voltou a existir em um maior grau no ano de 2012.
No momento de recebimento do cronograma de aulas para o ano de 2012, foi possível constatar a troca de professores: o professor Alexandre Reibaldi, que daria aula de criação para os alunos do quarto ano de 2012, não estava mais presente na disciplina, sendo substituído pelo professor Hamilton Dertonio. Após conversas com o coordenador do curso, descobriu-se a movimentação dos professores internamente, como também a exclusão de Rodrigo Morais no quadro de professores.
Além do desfalque de um professor para as disciplinas de criação, existe um cansaço devido à falta de comprometimento perante os alunos, que são ludibriados por alguns que não se empenham em trazer um conteúdo realmente relevante para as aulas. Pode-se ver claramente que alguns professores pouco se preocupam em preparar aulas que contemplem conteúdos atuais, além da falta de orientações pertinentes, sempre pautadas somente em gosto pessoal, sem nenhuma base teórica ou cultural, utilizando-se sempre de conteúdo disponibilizado na internet, como por exemplo, no caso do professor Toshio Yamasaki.
Em 2011, os alunos do terceiro ano reivindicaram para que um professor fosse mudado, e tendo como exemplo, os representantes de sala do segundo ano resolveram colocar em pauta o pouco conteúdo desenvolvido pelo professor Hamilton Dertonio, também professor de criação, resultando em desconforto e vontade de mobilização. Por ser fim de ano e saberem que a situação não se repetiria, a decisão tomada foi esperar pelo próximo ano.
O ano de 2012 começou gerando muito desconforto a todos os alunos de publicidade, já cansados da posição que a Instituição assume no engessamento do quadro de professores, bem como a não contratação de novos. Desta forma, o motivo da presente carta se dá a fim de que o curso receba a orientação e manutenção que merece, contando definitivamente com professores do nível do Professor Rodrigo Morais, citando ainda que o mesmo que já se prontificou, caso necessário, a retornar a lecionar na Instituição. Deve-se relevar também que este já iniciou seu mestrado exigido pelo MEC. Sendo assim, os alunos que assinam este documento vêem-se no direito de pedir que essa adaptação seja feita, por acreditarem que esta seja a melhor saída para os problemas acima evidenciados.
Cada aluno aqui presente sabe o quão desanimador e desmotivador é retornar para a faculdade após o período de férias e se deparar com soluções precárias para os problemas que a mesma proporciona há tanto tempo. Sendo o último ano letivo desta turma, existe um anseio para que o maior e mais desafiador trabalho receba a atenção merecida, pois o mesmo será refletido em um mercado competitivo e na capacidade e qualidade de produção de cada um.
Esta mudança também se faz de grande interesse para a Instituição, levando em conta que toda e qualquer Instituição de ensino, independente de seu tamanho, deve sempre visar a melhoria da qualidade do serviço oferecido. Acreditando ainda que algo tão importante no mundo da publicidade como “escutar o cliente” se faça perante uma das melhores faculdades de comunicação do país.
Atenciosamente,
Alunos de Publicidade e Propaganda: