Abaixo-assinado Manifesto: Mulheres em Ação

Para: Partido dos Trabalhadores - Diretório Regional SC

Depois de mais de um século de muitas lutas em todo o mundo, as mulheres vêm ampliando seus espaços em todos os setores, na economia, na política, na cultura, etc.
Consequentemente, isso tem gerado muitos conflitos e novos desafios que precisam ser superados.
No Brasil, o PT tem ocupado um espaço importante nessa pauta e é a principal força política de defesa das pautas das mulheres, tanto num sentido de gênero, como também num viés feminista.
O setorial de mulheres do PT tem se destacado e conseguido importantes conquistas, como o direito de todas as mulheres filiados no partido participarem livremente do setorial, bem como a paridade de gênero em todas as instâncias partidárias, a partir do PED de 2013.
Nosso coletivo de mulheres busca contemplar as diversas regiões, diferentes forças políticas e diferentes setores de atuação das mulheres, como por exemplo, movimento sindical, vereadoras, dirigentes partidárias, assessorias parlamentares, em áreas como educação e agricultura familiar, a pesca artesanal, dentre outras. Ou seja, garantir e ampliar essa diversidade para incluir todas.
Diante disso e consideramos os grandes desafios que se apresentam no futuro, é que apresentamos este manifesto, com o propósito de contribuir com esse debate e com essas lutas.
1.O PT precisa transformar o setorial de mulheres num verdadeiro setorial de massas dentro do PT;
2.O PT deve ampliar as bases femininas no partido e promover campanhas específicas para a filiação de mulheres no PT;
3.O PT deve investir num programa de formação permanente, com uma metodologia multiplicadora e em diferentes níveis (dirigentes, novas filiadas, militantes nos movimentos sociais, etc);
4.O PT deve organizar uma política para incentivar as candidaturas mulheres, tanto para vereadoras, bem como destacar e dar um tratamento diferenciado para as candidatas majoritárias mulheres no pleito de 2012;
5.O setorial deve ampliar e aprofundar o diálogo com outros setoriais do PT, com instâncias nacionais, com movimentos sociais e sindical, universidades, mandatos parlamentares e governo federal;