Abaixo-assinado MOVIMENTO PRESERVEM A CASA PIA! INTERVENÇÃO JÁ!

Para: Sr. Governador do Estado de São Paulo Sr. Prefeito da Cidade de São Paulo Dr. Desemb. Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Dr. Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo Sr. Presidente da Câmara de Vereadores da Cidade de São Paulo Dr. Presidente da Seção Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil e demais Autoridades Competentes

MOVIMENTO PRESERVEM A CASA PIA!
INTERVENÇÃO JÁ!

Aos Excelentíssimos

Sr. Governador do Estado de São Paulo
Sr. Prefeito da Cidade de São Paulo
Dr. Desemb. Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Dr. Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo
Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
Sr. Presidente da Câmara de Vereadores da Cidade de São Paulo
Dr. Presidente da Seção Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil
e demais Autoridades Competentes

Nós abaixo-assinados, cidadãos, que zelamos pela história e dignidade de nossa comunidade e pela educação de nossas crianças, nos manifestamos, através deste abaixo assinado, rogando que as Autoridades Competentes intercedam, no âmbito de seus poderes e atribuições, para preservação do Externato Casa Pia São Vicente de Paulo, que sofre um infame processo de dilapidação de seu patrimônio e a tentativa de enfraquecimento dos ideais que forjaram sua criação, em 1894, graças a benemerência de Maria Angélica Souza Queiróz, a Baronesa Angélica.

Essa instituição centenária, tão importante para o bairro de Higienópolis e região, corre o risco de ser extinta devido aos desmandos perpetrados pelos atuais administradores de fato de seu patrimônio - o que mereceria, inclusive, especial atenção das autoridades, notadamente do Ministério Publico - que operam deliberadamente para inviabilizá-la, afastando-a de seus compromissos institucionais e alijando centenas de crianças, muitas oriundas de famílias carentes, do acesso ao ensino de qualidade.

O processo de Apuração, em razão de questões sanitárias, que hoje tramita na Vara da Infância e da Juventude do Foro Central - Processo nº 0024366-51.2010.8.26.0100 (100.10.024366-4) - é apenas a ponta do iceberg, de algo que parece ser um plano muito bem orquestrado para afastar essa centenária instituição da comunidade a quem sempre serviu, fazendo-a perder sua importância e com isso facilitando a sua extinção e o esbulho de seus bens, notadamente de sua sede, um casarão histórico em processo de tombamento.

O Externato Casa Pia São Vicente de Paula amparado por doações da comunidade local (muitas das quais de imóveis) e pelo carinho e trabalho de funcionários, colaboradores, alunos e ex-alunos, esteve presente na vida de Higienópolis desde sua criação. Agora precisa da ajuda de todos, principalmente das nossas autoridades.

Só a intervenção e uma rigorosa auditoria poderão salvar a Casa Pia, trazendo-a de volta para os seus reais propósitos de proteção e educação das crianças de nossa comunidade!

Preservem a Casa Pia! Intervenção já!

São Paulo, 21 de abril de 2012

Movimento Preservem a Casa Pia! intervenção já!