Abaixo-assinado Mais Apoio à permanência estudantil na EACH

Para: Prof. Dr. Waldyr Antonio Jorge, Superintedente de Assistência Social da USP.

Há muito tempo os estudantes da EACH se manifestam acerca de inúmeros aspectos referentes as Bolsas de Apoio a Permanência Estudantil. O número de bolsas destinadas à EACH se mostra insuficiente para o número de alunos dessa unidade que é a unidade com maior número de alunos advindo de escolas públicas. Além disso, a USP Leste surge para, além de desenvolver a região, estimular a comunidade da Zona Leste a ingressar na Universidade de São Paulo, porém, além dos problemas de ordem social já conhecidos que dificultam a passagem da população mais carente pelo vestibular, a mesma, caso aprovada, encontra dificuldades em seguir os estudos e muitas vezes deixa a universidade para entrar nas estatísticas de evasão.
Taís dificuldades se agravam na EACH, além das características geográficas e sociais já mencionadas, porque, nossos cursos são, nas palavras da reitoria, inovadores, e, portanto, ainda apresentam dificuldades em inserção no mercado de trabalho, especialmente para o período de estágio que muitas vezes é realizado não-remuneradamente. Além disso, dois cursos da EACH se dão apenas no período vespertino (Ciências da Atividade Física e Gerontologia) e um outro é integral (Obstetrícia) dificultando ainda mais as possibilidades de trabalho durante a graduação e agravando o problema da falta de bolsas de permanência.
Temos alunos na EACH que já são graduados, porém, largaram seus empregos para ingressar em cursos do período vespertino e não podem pleitar bolsas de apoio à permanência e, portanto, têm que sobreviver apenas com uma bolsa “Ensinar com Pesquisa” de R$ 400,00.
Além disso, recente portaria da Superintendência de Assistência Social proibiu também o acúmulo das Bolsas de "Auxílio-transporte" e de "Auxilio-moradia", ignorando a realidade da EACH, onde, por falta de moradia na própria unidade, muitos alunos acabam morando em bairros relativamente distantes como a Penha e o Tatuapé. Assim, o anúncio por parte da reitoria, através de seu USP Destaques, de que o valor das bolsas aumentou é falacioso, uma vez que antes podíamos acumular as duas bolsas e assim atingir o valor de R$450,00 e agora, podemos no máximo ter uma bolsa de R$350,00.
Também não compreendemos as novas regras da Bolsa-Alimentação que agora possui critérios meritocráticos para sua concessão, entendemos que o apoio a permanência não pode estar vinculado à média ponderada.
Achamos que o próprio modelo de processo seletivo realizado pelo COSEAS, onde visa analisar "quem precisa mais", é absurdo e subjetivo. Sem contar a falta de clareza em todo o processo que resulta em “pontuações” contestáveis e dificulta o acesso da comunidade aos dados de inscritos, qualificados e beneficiados em cada processo seletivo. Além disso, nesse ano, em toda a Universidade, alunos reclamam de terem “sumido” do sistema e por esse motivo serem impossibilitados de pleitarem as bolsas, mesmo tendo feito toda a inscrição corretamente e entregado toda a documentação. Dito isso queremos deixar claro mais uma vez nossa admiração pelos funcionários do COSEAS na EACH, que estão sobrecarregados e não estão em número suficiente para atender toda a demanda eachiana. Se erros acontecem no processo de seleção estão diretamente ligados com à falta de funcionários.

Se a USP quer mesmo comemorar o aumento de estudantes oriundos de escola pública deve dar condições para que esses estudantes permaneçam na Universidade.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE Livre da USP) “Alexandre Vannucchi Leme”, gestão “Não Vou Me Adaptar” 2012, e os abaixo assinados, convidam o Sr. Prof. Dr. Waldyr Antônio Jorge Superintendente de Assistência Social para que compareça à EACH no dia 30/05/2012 para esclarecer aos alunos questões como:

- Moradia Universitária;
- Transparência no processo e nos critérios de seleção das bolsas de permanência;
- Portaria que proíbe o acumulo de bolsas de apoio a permanência;
- Critérios para a bolsa auxílio-alimentação;
- Valor das bolsas; e
- Número de funcionários do COSEAS na EACH.