Abaixo-assinado Manifesto de professores, intelectuais, pesquisadores e artistas em apoio a Mineiro 13

Para: Professores, intelectuais, pesquisadores e artistas de Natal/RN

MINEIRO, O MELHOR PARA NATAL

Com mais de 800 mil habitantes, a cidade de Natal polariza a quarta maior região metropolitana do Nordeste brasileiro. Aqui, as belezas naturais se conjugam com a história de lutas do povo, a criatividade de seus empreendedores e a receptividade para aqueles e aquelas que, ao conhecê-la ou dela terem notícias, optam por assumi-la como sua.

Plena de potencialidades, Natal pode e deve querer muito mais do que a simples repetição da mesmice no eleição de 07 de outubro. E esse “mais” implica em recuperar a política como dimensão positiva de uma gestão municipal que não se rebaixa ao simples “gerenciamento das coisas”. Trata-se de traduzir e ampliar em Natal as iniciativas que impulsionaram os avanços sociais alcançados pelo Brasil com os governos Lula e Dilma: retomada da capacidade de planejamento do Estado, ampliação dos espaços e momentos de inclusão social e fortalecimento de uma prática política alicerçada na negociação e no respeito à diferença.

Para tanto, no próximo domingo, precisamos apostar em quem, através de uma prática política coerente, vem enfrentado, seja como vereador ou deputado estadual, há mais de duas décadas, as mais inquietantes e desafiadoras questões urbanas de nossa cidade. Mineiro é esse nome. Com ele, Natal terá não apenas um gestor que a conhece bem, mas alguém que tem capacidade de negociação e diálogo com todos os atores sociais e políticos desta metrópole em afirmação.
Mineiro é objetivo e transparente nos seus posicionamentos, reconhecem até os seus mais ferrenhos adversários políticos. Essa postura não implica em negação do diálogo. Pelo contrário, é a sua condição primeira. Reconhecer a pluralidade de interesses, não raro conflitantes, buscando não o seu ocultamento, mas a sua explicitação e negociação, eis um caminho fundamental para a gestão pública na atualidade. Esse o caminho da política, como bem o demonstrou, com o seu exitoso governo, o Presidente Lula.

É uma ilusão de consequências desastrosas a ideia de que Natal precisa escolher um “gerente”. Cidade cada vez mais inserida nos fluxos globais de pessoas, bens e informações, Natal necessita de alguém dotado de capacidade de lidar criativamente com os desafios da mobilidade urbana, da regulação do uso do solo urbano, da saúde pública, da educação, da segurança pública e da cultura, dentre outras. Mas necessita que esse alguém seja dotado de sensibilidade social para incluir e possibilitar visibilidade e reconhecimento social para as demandas daqueles e daquelas que, excluídos da moderna dinâmica urbana, anseiam por espaços e momentos de integração social. Muito especialmente, dos jovens e adolescentes.

Natal necessita de um prefeito que reconheça a legitimidade das demandas e os interesses tanto dos passageiros do transporte coletivo quanto dos empresários do setor, dos ambientalistas e dos empresários da construção civil, dos servidores públicos e dos usuários desses mesmos serviços, dos que escolhem Natal para viver e trabalhar, mas também daqueles que a escolhem como lócus dos seus investimentos empresariais. Esse tipo de postura é o único capaz de conseguir resultados administrativos positivos em uma metrópole contemporânea complexa. Isso não significa, obviamente, tentar “agradar a todos”, mas, sim, ter capacidade de se relacionar honesta e transparente com interesses contraditórios, buscando arbitrá-los a partir dos interesses da maioria.

Mineiro, com a sua campanha respeitosa na qual em nenhum momento resvalou para o desrespeito em relação aos adversários, confirmou a sua maturidade política. Expressou como está preparado para assumir a gigantesca tarefa de conduzir a Prefeitura neste momento histórico particularmente desafiador.

Nós que assinamos este manifesto acreditamos que Mineiro é a melhor escolha que podemos fazer no próximo dia 07. Uma escolha que também é uma aposta no melhor para a cidade na qual nascemos ou escolhemos para viver, trabalhar, cultivar esperanças e deixar nossas marcas como pessoas e cidadãos.

Assinam esse manifesto:

1.Edmílson Lopes
2.Alex Galeno
3.Maria Ângela Ferreira
4.Enilson Santos de Medeiros
5.Fernando Bastos
6.Cipriano Maia de Vasconcelos
7.Sidarta Ribeiro
8.João Bosco Araújo Costa
9.Ivonildo Rêgo
10.Aldemir Freire
11.Luiz Seixas Neves