Abaixo-assinado Para Duplicação da Rodovia RS-040 (Tapir Rocha) - Estado do RS

Para: Concessionária Metrovias e Governo do RS

À Concessionária Metrovias (Metrovias S.A. Concessionária de Rodovias) Telefone: (51) 3326-2626
Ao Excelentíssimo senhor governador do estado do Rio Grande do Sul

ABAIXO-ASSINADO

Os abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados no estado do Rio Grande do Sul solicitam da empresa Metrovias e de V.Exª, Governador, autorizar através da Secretaria competente, a duplicação da rodovia estadual RS-040, estrada alternativa à Free-Way (BR-290) que liga Porto Alegre ao litoral norte do Estado.

JUSTIFICAÇÃO

A referida rodovia, com aproximadamente 95 km de extensão tem grande importância econômico-social para os moradores e produtores da região, atendendo diretamente os municípios de Viamão, Capão da Porteira, Balneário Pinhal e Cidreira e suas respectivas vilas e povoados, com uma população estimada em 285 mil habitantes.

A estrada atual recebeu melhorias através da concessão à empresa Metrovias na década de 1990 e nos últimos anos tem apresentado grande fluxo de veículos ficando por vezes "engarrafada" principalmente na época de férias (Dezembro a Março).

Trata-se de obra de grande alcance econômico-social, pois não somente esta rodovia é utilizada para passeio ao litoral norte, mas também como transporte de produtos de empresas como AMBEV, FLOSUL, etc.

Ademais, a rodovia em questão está inserida em região de boa produção agrícola e pecuária, contribuindo para alavancar de forma direta o desenvolvimento econômico dos municípios e indiretamente de toda região de Leste do Estado do Rio Grande do Sul.

A execução do solicitado vem acolher a uma justa e procedente reivindicação dos habitantes deste estado que esperam uma ação efetiva do Governo para incluir a referida obra dentro das suas prioridades de ampliação da infra-estrutura básica do Estado do Rio Grande do Sul.

Na certeza de sermos atendidos, encaminhamos esse documento em folhas numeradas e assinadas por moradores e autoridades constituídas em duas vias que serão protocoladas em seu Gabinete.

Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Dezembro de 2010.

===================================================
Informações sobre a rodovia RS-040

A Rodovia Tapir Rocha (RS-040) é uma rodovia radial brasileira localizada na Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.
A rodovia inicia em Porto Alegre, passa por Viamão, Capivari do Sul, Palmares do Sul e termina no entroncamento com a RS-786, em Balneário Pinhal. Sua extensão é de 94,95 quilômetros.

Trechos

Início do Trecho || Final do Trecho || Extensão || Situação

Arroio do Sabão (Porto Alegre) || Viamão || 9,74 km || Duplicado
Viamão || Entroncamento RS-118 (Passo do Fiúza, Viamão) || 1,5 km || Pavimentado