Abaixo-assinado CONTRA A VIOLÊNCIA NO ESTADO DA PARAÍBA

Exmo. Senhor Ricardo Coutinho
Governador do Estado da Paraíba

Senhor Governador,

Nos últimos tempos, muitas notícias veiculadas na mídia sobre a violência têm preocupado os moradores do Estado da Paraíba. Criminosos têm imposto o medo ao cidadão comum. São assaltos e homicídios que ocorrem todos os dias e em qualquer horário. A população paraibana está assustada com a crescente onda de violência que assola todas as suas cidades.

A violência não escolhe idade, gênero, raça, sexo, classe social nem religião. Recentemente atingiu o cinema paraibano. O jovem cineasta Altiéres Estevam da Silva, 23 anos, natural da cidade de Remígio/PB, foi brutalmente assassinado ao voltar pra casa depois de uma semana de estudo e trabalho. Caminhava contente, pois no dia seguinte, assumiria um emprego federal no IFPB após passar em 2º lugar em concurso, quando quatro homens o abordaram em tentativa de assalto frustrada, na Rua José de Alencar, no bairro da Prata, na cidade de Campina Grande, um deles atirou e atingiu o cineasta na cabeça, acabando com o seu sonho, de sua família e com a força de seu trabalho frente ao cinema.

Essa violência tem sido tão grande que não se encerra somente nos incidentes que acontecem nas ruas. O cidadão tem se tornado prisioneiro do seu próprio medo. Muitas pessoas, para se protegerem da criminalidade, evitam sair às ruas e se trancam em suas próprias residências - fazendo destas uma fortaleza – como se fosse possível resolver ou evitar o problema.

A Segurança Pública já não assegura a ninguém sair às ruas e voltar para casa ileso.
É com a finalidade de reverter este “quadro de estatísticas”, que nós, cidadãos paraibanos , abaixo assinamos, solicitando ao Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, uma Política de Segurança Pública mais eficaz e que realmente proteja o cidadão e assegure o seu direito constitucional de ir e vir ao transitar pelas ruas do nosso Estado e para que às Polícias Civil e Militar, obtenham melhoria em suas estruturas técnica e principalmente humana, para tanto, o Governo deve assegurar as reivindicações da classe há tempos expostas, qual seja, definir percentual anual dentro do Orçamento Estatal próprio para a pasta da Segurança Pública, assim as Polícias terão condições de assegurar a integridade física de cada cidadão de bem e punir adequadamente, os maus.

Certos do interesse e da boa vontade de Vossa Excelência em resolver este grave problema e de que saberá respeitar os direitos dos cidadãos do nosso Estado, agradecemos desde já a vossa atenção.