Internet Vivo 3G - Cidades Interior Rio Grande do Sul

Para: ANATEL

É tácito por todos que o nível de qualidade dos serviços de telecomunicação do Brasil em relação a outros países é inferior. Embora a oferta por serviços de telecomunicação esteja se expandindo no Brasil com várias operadoras, o nível de serviço prestado por estas em relação ao valor cobrado é desproporcional.

Em alguns lugares, é possível ter uma qualidade de voz e dados superior. Testes em cidades maiores comprovam que a qualidade de serviço ofertado por todas as operadores em cidades com mais de 100 mil habitantes é significativamente melhor.

A Vivo, maior operadora e que possui a maior cobertura no Brasil, oferece cobertura da rede 3G em quase totalidade dos municípios do Rio Grande do Sul. Embora isso ocorra, a qualidade da utilização do serviço de dados desta operadora em cidades menores é incrivelmente fora dos padrões que esta oferece.

Somos escravos de lugares que oferecem pontos de acesso wi-fi. A utilização do 3G para tarefas rotineiras como uso de redes sociais, envio e recebimento de e-mails, sites de notícias é realizado com muita dificuldade devido a lentidão da rede. Contatos com a operadora são inúteis. As respostas são de que pode estar havendo interferências no seu sinal, problemas de causas naturais, enfim, um roteiro de respostas conhecido por todos.

Não se iluda achando que a oferta da rede 4G irá sanar essa dificuldade. Há um vídeo abaixo que explica.

De acordo com dados do SIMET, o Brasil hoje possui uma taxa média de download de 3,4 Mbit/segundo contra 5Mbit/segundo onde estão países como Chile, Uruguai e Argentina.

Se juntarmos um conjunto significativo de assinaturas, talvez possamos abrir um contato direto com a operadora em busca de informações para a melhoria da oferta de serviço.