Solicitação de título e atribuições - Engenharia Ambiental - UniFOA

Para: Egressos do Curso de Eng. Ambiental do UniFOA

Volta Redonda, 18 de outubro de 2019.

Ao Excelentíssimo Senhor Reitor Carlos José Pacheco -
Reitor do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Os egressos do Curso de Engenharia Ambiental formados nesta instituição e identificados em lista anexa, vêm por meio deste documento, respeitosamente demostrar, ao Centro Universitário de Volta Redonda, o nosso interesse na viabilização e a tomada de providências necessárias para que os profissionais formados no curso de Engenharia Ambiental do UniFOA, através de atividades extra curso, ou similar, tenham possibilidade de obter também o título de “Engenheiro Sanitarista” em diploma atendendo às duas especialidades, ou seja Engenharia Sanitária e Ambiental. Gostaríamos que essa instituição, em atendimento aos ex-alunos interessados nessa nova qualificação, possa avaliar esta alteração e homologação junto ao Ministério da Educação (MEC), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e Conselho Regional de Química (CRQ), para que os diplomas abrangendo as duas especialidades sejam validados e os engenheiros formados por essa instituição tenha as prerrogativas da formação em “Engenharia Sanitária e Engenharia Ambiental”.
Tal demanda é de suma valia aos egressos visto os constantes relatos de fiscalizações e penalidades capitaneadas pelo CREA, sob a justificativa da atuação com desvio de função, em atividades de amplo conhecimento e competência acadêmica e técnica dos profissionais formados nessa instituição, tais como elaboração de PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, supervisão e coordenação de Operação de ETE – Estação de Tratamento de Esgotos e outras atribuições que nos compete.
Ademais com a intensificação da crise econômica no país, associada a lenta recuperação do mesmo e ainda a baixa abertura de vagas relacionada ao nível superior, provoca um cenário de valorização não somente das competências profissionais, mas também de títulos acadêmicos. Desta forma a inserção de mais uma competência e prerrogativa profissional nos nossos diplomas, em consonância certamente com as Diretrizes Nacionais Curriculares definidas pelo MEC, proporcionarão aos profissionais maior flexibilidade e oportunidade na nossa colocação no mercado de trabalho, permitindo inclusive a valoração do nome da instituição.
Por fim a obtenção do título de Engenheiro Sanitário em conjunto com o título de Engenheiro Ambiental, promoverá maior empregabilidade aos egressos dado o conhecido déficit de investimento na área de saneamento básico no país e a expectativa de aumento dos recursos mediante o Marco Regulatório do Saneamento Básico, Gestão de Resíduos e os demais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – cujo Brasil é signatário. Dados da empresa KPMG apontam uma necessidade de investimentos de R$700 bilhões de reais para promover a universalização do saneamento básico até o ano de 2033, meta esta, que apesar de difícil alcance, certamente promoverá uma grande oferta de créditos ao setor e consequentemente aquecimento da economia do país.

Nestes termos, nos ex-alunos solicitamos sua atenção e deferimento.