Abaixo-assinado Largo Vivo!

Para: Sr. Prefeito José Fortunati e Secretário Municipal de Indústria e Comércio de Porto Alegre Valter Nagelstein

Diversos estudantes, artistas, trabalhadores em geral, frequentadores do Mercado Público, cidadãos de Porto Alegre, encontram-se mobilizados, e com apoio de grande parte da população e dos comerciantes do Mercado, contra a atual política do poder municipal de utilizar o Largo Glênio Peres como estacionamento noturno durante os dias de semana e também aos sábados e domingos, em período integral. Consideramos equivocada tal política defendida pela Prefeitura, que, a nosso ver, vai na contramão do processo de revitalização do Centro Histórico. O Largo representa um importante patrimônio material da cidade, de singular beleza e vocação democrática, sendo rodeado por algumas das construções históricas mais significativas da cidade. O uso do espaço como depósito de carros gera danos constantes ao pavimento, poluição do ar, visual e sonora, além de atrapalhar a circulação de milhares de pedestres que utilizam o largo diariamente. Além dos problemas causados ao largo, vemos como um enorme erro a política de incentivo ao transporte individual adotada, que vem gerando problemas de locomoção cada vez mais graves aos porto-alegrenses.

Nós, abaixo-assinados, solicitamos que tal política seja revista, com a devolução integral do Largo Glênio Peres aos pedestres, às manifestações políticas e artísticas, ao convívio humano, enfim. Solicitamos que o estacionamento seja extinto, que seu sofrido pavimento seja recuperado, e que políticas de incentivo à cultura e a atividades benéficas ao Centro sejam incentivadas naquele espaço.