Abaixo-assinado Apelo aos professores do DEQUI para correção de provas mais rápida

Para: Professores do Departamento de Engenharia Química da UFRGS

Já é comum entre os professores do DEQUI da UFRGS haver demora para correção das provas realizadas e divulgação das notas. Essa prática leva a diversas desvantagens para os alunos: como uma falta de possibilidade de melhor planejamento, pois o nível de estudo exigido pelo curso é alto e distribuído entre diversas disciplinas diferentes e nem sempre o aluno dá conta de estudar tudo o que gostaria de todas as disciplinas, tendo assim que priorizar algumas. Sem a devida antecedência do conhecimento de como está a sua situação na disciplina o aluno pode planejar o estudo erroneamente. Outra desvantagem, a principal, é que a prova consiste numa experiência fundamental de aprendizado da matéria, e sem a devida correção em tempo hábil da mesma fica impossível haver averiguação do aluno quanto ao nível de entendimento que ele possui. Como geralmente os conteúdos das disciplinas são cumulativos o total entendimento da área anterior é fundamental para a área seguinte. Um raciocínio que o aluno pode ter considerado que estava certo poderia na verdade estar errado, sendo o erro mantido no decorrer do conteúdo; e ele só conseguirá corrigir isso vendo a prova.

Um prazo sugerido para a entrega das provas e divulgação das notas é 2 semanas após a realização da prova. Apesar de não haver nenhuma obrigação legal quanto ao regimento da UFRGS para os professores cumprirem esse prazo sugerido, acreditamos no bom-senso dos docentes de acatar esse apelo dos alunos da engenharia química, parte tão fundamental do departamento quanto qualquer outra.