Abaixo-assinado Usuários da linha de ônibus 2381 (Pedra x Castelo) solicitam providências para melhorias do serviço prestado

Para: Presidente da Empresa de ônibus Auto Viação Jabour; Prefeito da Subprefeitura da Zona Oeste do Rio de Janeiro / RJ; Presidente da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos – SMTU / RJ

Prezados Senhores,

Este abaixo-assinado tem o objetivo de manifestar a insatisfação dos moradores que residem entre a Pedra de Guaratiba e Campo Grande, pela falta de respeito com os usuários da linha de ônibus 2381 (Pedra x Castelo). Relatamos os fatos abaixo:

1) Os carros circulam com um grande intervalo de tempo entre um veículo e outro, e como o trajeto da linha é extremamente longo, e a quantidade de lugares não comporta a demanda de passageiros, muitos usuários são obrigados a viajar em pé, tornando a viagem ainda mais exaustiva;

2) A maioria dos carros disponíveis diariamente são os que cobram R$ 8,00. Grande parte dos empregadores não arca com tal gasto diariamente para com seus funcionários, pois dão prioridade às linhas que contemplam o bilhete único.

Muitas pessoas, por NECESSIDADE, “pagam para trabalhar”, visto que precisam arcar do próprio bolso a diferença não paga pela empresa que trabalham. Outros fazem baldeação, indo para o centro de Campo Grande (de ônibus ou de Kombi) a fim de embarcar no trem e ainda precisam de outra condução.

3) É do conhecimento de todos que o ônibus EXPRESSO deve realizar seu trajeto pela pista seletiva da Avenida Brasil, de Deodoro até o Caju e vice-versa. Contudo, isso não está sendo cumprido, visto que todos os carros estão sendo obrigados a entrar na seletiva apenas após Guadalupe, devido os fiscais ficarem nas proximidades do novo Shopping, aumentando ainda mais o tempo da viagem. Não é justo penalizar AINDA mais os usuários da linha 2381 !

Diante do exposto, solicitamos:

1) Mais carros de tarifa R$ 4,90 disponíveis diariamente, ESPECIALMENTE nos horários de “rush”, entre 5 e 9h da manhã (Pedra x Castelo) e 17 e 21h (Castelo x Pedra);

2) Intervalo de 20 minutos no máximo;

3) Que os fiscais fiquem em uma localidade que não seja necessário alterar o trajeto original da linha.

Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados no Município do Rio de Janeiro, solicitam a Vossa Senhoria atenção, compreensão e solução dos problemas citados.

Rio de Janeiro, 07 de Outubro de 2011.