Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Cancelamento e Aplicação de novas Provas Objetiva e Discursiva - CFO CBMDF -IDECAN, para IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

Nome Comentário
Jean C. Isonomia não prevaleceu.
Erick s. Redação inválida desrespeito ao candidato falta de organização
Eduardo F. Deve ser anulada, por que a banca não cumpriu o que estava escrito no edital. Dando margem a possivel fraude no cconcurso.
Romes D. Muita falta de respeito com o concurseiro,questões fora do edital
Danilo C. O princípio da não identificação dos candidatos foi quebrado. Quando as redações foram assinadas no rodapé ou em outro lugar da folha de resposta provisória. Essa ocorrência é propícia para fraudes e irregularidades no certame.
Matheus P. Absurdo fazer uma redação sem o texto definido. Ainda com a identificação do autor da redação.
ALEJANDRO Q. Sem folha definitiva para redação.
Emerson R. É um absurdo o tamanho da falta de respeito e compromisso que essa banca tem! Completa desorganização. Inaceitável!
Stephany G. Me senti prejudicado durante a realização do processo seletivo, pois foi cobrado questões fira do edital, e principalmente pela redação. Onde foi entregue uma folha em branco para que o rascunho fosse feito e a redação definitiva tive que entregar na folha destacada da minha própria prova. Onde coloquei meus dados como nome, CPF e inscrição. Devido a falta de bordas na folha branca usada para rascunho, ao passar a limpo para a folha definitiva, minha redação iria ultrapassar o número máximo de linhas, pois na folha branca se perde a noção de bordas. Alem do que, cada canditato fez um tipo de identificação e usou um tipo de folha.
Leidy s. Fizemos a redaçao numa folha de papela A4 sem margem.
Roberto L. Eu escrevi o meu nome em uma folha de rascunho, impropria para o uso. E atrás fui orientado a colocar a minha matrícula. Já alguns amigos colocaram o CPF, nome completo, RG. E o próprio edital diz que não pode colocar em nenhuma impotesse alguna identificacao.
Messias J. Idecan mais uma vez desrespeitando nossa Lei dos Concursos e o próprio edital!! Vergonha! Concurso totalmente fraudulento!!
Rodrigo S. Sinto-me inteiramente desconfiado pois há indícios de fraude uma vez que todos os candidatos foram orientados a se identificar transcrevendo o nome, assinatura, cpf, rg para a folha rascunho de redação transformada em folha oficial. A identificação do concursando fere o anonimato exigido para o avaliador ser isonômico nas correções, além de ir contra o próprio edital de abertura do concurso. Por fim, a adoção de tais instruções abalou emocionalmente TODOS os candidatos pois TODOS perceberam que algo estava errado e uma possível fraude em andamento.
Manuela c. Minha redação foi identificada com nome e cpf por orientação da coordenação. E de acordo com o edital não pode haver nenhum tipo de identificação na folha de resposta da redação.
HARBETY J. Foram fornecidas folhas em branco sem identificação mecânica ou biométrica. Nos foi solicitado identificar a folha de respostas logo abaixo do texto, assim como rubricar na mesma. Isso confronta o edital que , prevendo que haja isonomia na correção, expressa o seguinte no item 8.3: 8.3 A Folha de Texto Definitivo da prova discursiva não poderá ser assinada, rubricada nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que a identifique, sob pena de anulação da prova discursiva. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição do texto definitivo acarretará a anulação da prova discursiva.
Deborah M. Um absurdo o acontecido ontem (dia 12/02/2017) durante a realização da prova de oficial do CBMDF. Com uma hora do início das provas, uma representante da banca IDECAN entre na sala e avisa que as folhas oficiais da redação não seriam entregues e que deveríamos realizar a redação na folha de rascunho. No momento do aviso, falaram também que não iriam disponibilizar outra folha de rascunho, que deveríamos fazer o rascunho na própria prova (em um espaço muito pequeno e sem linhas) e que só iriam disponibilizar uma nova folha aos que já haviam escrito no rascunho. A notícia gerou uma grande discussão na sala, abalando totalmente os participantes e somente depois de muito bate boca eles entregaram folhas A4 para que pudéssemos realizar o rascunho. Na minha sala pediram para colocarmos o nome e o CPF (não pediram a inscrição) na folha da redação, ou seja, marcamos a redação! Um absurdo, descaso total, um abalo emocional (pois tivemos que parar a prova e iniciar uma discussão calorosa para que pudéssemos pelo menos ter direito a uma folha A4 para fazermos o rascunho).
Leila M. Sem condições
Ana S. Ao não fornecer a folha de redação a banca feriu a isonomia dos candidatos e o processo de licitude do concurso, uma vez que feriu seu próprio edital: "8.3. A Folha de Texto Definitivo da prova discursiva não poderá ser assinada, rubricada nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que a identifique, sob pena de anulação da prova discursiva. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição do texto definitivo acarretará a anulação da prova discursiva. 8.5 A Folha de Texto Definitivo da prova discursiva será fornecida juntamente com o Cartão de Respostas da prova objetiva no dia de realização das provas, devendo o candidato, ao seu término, obrigatoriamente, devolver ao fiscal o Cartão de Respostas (prova objetiva) devidamente assinado no local indicado e a Folha de Texto Definitivo (prova discursiva) sem qualquer termo que identifique o candidato. 8.6 A Folha de Texto Definitivo da prova discursiva será o único documento válido para a avaliação desta etapa. [...]"
Munira C. Falta de compromisso e respeito para com os candidatos e ir contra o próprio edital !
Gutierry M. A banca IDECAN infringiu regras básicas de qualquer concurso. Todas as provas discursivas realizadas no Sigma da 912 sul foram realizadas na folha de rascunho, pois não havia cartão resposta para redação todas as redações forma identificadas com Nome, inscrição, rg e cpf no verso da folha de rascunho ferindo a impessoalidade que deve existir no processo de correção da prova. Obs.: Nesse concurso em específico a prova discursiva vale 80 pontos e a prova objetiva composta por 80 questões vale 100 pontos, ou seja a pontuação total da redação corresponde aproximadamente 45% do valor total da pontuação para classificação no concurso.

Assinaram o abaixo-assinado
531 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado