Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: REAJUSTE DE BOLSAS DE FOMENTO PARA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, para Governo Federal, Congresso Nacional, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, CAPES, CNPq, Ministério da Fazenda, Casa Civil.

Nome Comentário
Ivan T. O Brasil precisa ser um dos líderes mundiais em conhecimento e pesquisa. Os valores das bolsas são irrisórios. Para algumas cidades paga-se para poder estudar além do valor da bolsa. O que traz inviabilidade dos estudos.
Helder . Atualmente, o valor da bolsa não cobre nem minhas despesas fixas para residir na cidade onde estudo. Em capitais, o custo de vida é mais elevado do que no interior, o que diminui ainda mais o poder de compra da bolsa.
José S. Não estamos pedindo ajuda, estamos solicitado um reajuste mais que devido pela nossa contribuição no avanço científico tecnológico do Brasil, em um momento em que ficamos distante do mercado de trabalho e deixamos de contribuir pra nossa previdência.
Alexandre V. Devemos seguir empenhados em aprimorar nossa Educação, nossa Ciência, nossa Tecnologia, em que pese tendência em sentido oposto manifesta pelo atual governo.
Fabiano S. pós-graduando
Jéssika V. Farei mestrado esse ano e acho essencial esse ponto de raciocinio seguido. Farei parte desse meio e este é um ponto que se torna muito favorável para ampliacao de pesquisas, incentivando ainda mais estudos promissores.
Tatiane P. É necessário que a bolsa tenha reajuste! Já é difícil manter um aluno na pós com a bolsa, imagina se a mesma não seja ajustada!
Wagner . É simplesmente um absurdo a situação dos alunos de pós graduação. Eu, em especial, sou mestrando dedicação exclusiva. Temos de passar no aperto com com o que nos pagam sem ao menos poder ter um trabalho extra para melhorar um pouco a renda. Descaso total!
RAMON B. Valorização
Rafael R. Esse reajuste iria ao menos corrigir as perdas pela inflação.
Miguel . Apoio o sim do reajuste do valor das bolsas, a inflação do país não compensa os auxílios por contribuir em pesquisa e desenvolvimento da sociedade
Pedro . Reajuste já!
Rafael S. Já a muitos anos que não há reajuste das bolsas de pós-graduação, é um descaso com quem contribui para o desenvolvimento científico do país. Aumento das bolsas já!!!!
Rosane C. reajuste justo!
Carlos L. O valor da bolsa não foi reajustado com a inflação e teve seu poder de compra reduzido.
JOSÉ F. O VALOR DA BOLSA DE ESTUDOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL É UMA VERGONHA! COMO UM PAÍS PODE SE DESENVOLVER SEM DAR O DEVIDO VALOR AOS ALUNOS PESQUISADORES?! COMO AS GRANDES MENTES (A SEREM DESCOBERTAS0 PODERÃO ABDICAR DE SEU SUSTENTO ATRAVÉS DE SEU EMPREGO PARA SE DEDICAR A CIÊNCIA COM UMA BOLSA QUE MAU DÁ PARA CUSTEAR O SEU TRANSPORTE DE CASA PARA A UNIVERSIDADE?!
Myrtes S. O valor concedido para custeio está muito defasado. A restrição de dedicação exclusiva devia ter mais valor, a inflação oscila, mas o valor continua defasado.
Ludmila F. Concordo com todas as afirmações do texto, e principalmente a falta de reconhecimento porque qdo acabasse a pós-graduação dizem que não temos experiência mas como se foram 2 ou 4 anos trabalhando arduamente.
Aline A. Concordo com o descrito pela petição, reajuste já!
Vera . a pesquisa precisa de apio financeiro para aquisição e manutenção de equipamentos, além de matérias químicos para o desenvolvimento. O país só se desenvolvive com o progresso da pesquisa.

Assinaram o abaixo-assinado
12.408 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado