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A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado A língua em que as questões de LE no ENEM devem ser elaboradas, para Professores e Pesquisadores da Área de Ensino de Línguas

Nome Comentário
Wilson C. A não inclusão é uma injustiça para os fluentes na língua francesa.
EDMAR S. Além de estar de acordo com todos os itens para a discussão/renovação das questões de LE no ENEM, reitero a ideia de termos a opção de outras línguas estrangeiras, notadamente o francês. A justifica para a REINCLUSÃO do francês no ENEM é que esta língua é ensinada em DIVERSOS estabelecimentos públicos e privados atualmente em todo o Brasil. Isso se faz com excelência!
Layanne S. Acredito nessa mudança
Sandra B. É necessário uma mudança urgente nos livros distribuídos nas escolas, que só têm ênfase na leitura. É fundamental que as habilidades de compreensão auditiva e de expressão oral sejam contempladas.
Jacqueline B. Parabéns pela iniciativa, que será de grande valia para mudar o cenário do ensino de LE no Brasil.
Francis M. O ensino de LE no Brasil deve ser levado mais a sério e isso se percebe em questões onde os conhecimentos de uma LE é cobrado.
Anderson P. COncordo plenamente língua alvo é língua alvo
Alex P. Precisamos investir mais na aprendizagem de LE neste país.
ANA N. Nós, professores de línguas, temos lutado arduamente ao longo dos anos pela valorização de nossas aulas e acredito mesmo que o modo como as questões de nossa disciplina vêm sendo trabalhadas no ENEM só contribui para o contrário, a banalização de nossa disciplina.
Maíra M. A divulgação desta demanda e a significativa adesão de pessoas por um ensino de línguas de qualidade na escola regular é um ato aparentemente simples, mas de uma importante repercussão no cenário nacional de ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras..ssão.
Antonio X. Eu apoio este abaixo-assinado.
Fátima S. Entendo que essa exigência seja o primeiro passo para os muitos problemas que temos nas políticas públicas para o ensino de LE na educação brasileira. A partir dela, outras questões muitos sérias deveriam ser trazidas à pauta, por dizerem diretamente a aprendizagem de LE na escola, como por exemplo, as condições de empregabilidade e de trabalho dos professores, pois deixar essas questões de lado pouco estaríamos fazendo efetivamente.
MARIA S. Fico feliz com a iniciativa da ALAB.
Júlio A. Totalmente de acordo.
ANTONIA A. Concordo com essa petição porque já compartilho dessa opinião há algum tempo e sinto a dificuldade em sala de aula, devido a pouca atenção dada ao ensino de LE.
Amparo S. Completamente de acordo com a justificativa da petição.
THAIS T. Eu apoio totalmente!
Raquel C. Concordo plenamente e defendo a ideia!
Domingos M. Plenamente de acordo com o assunto em questão
Cláudia R. Espero que esta seja a primeira de muitas moções similares, em prol de avanços, teoricamente sustentados, no campo do ensino-aprendizagem de LI na rede pública, principalmente. É muito bom ver mobilização para uma cuasa tão importante!

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