Manutenção do Coro da Cidade de Santo André

Para: Exmo. senhor Prefeito Paulo Serra, Secretaria de Governo, Câmara dos vereadores de Santo André

Nós, andreenses, fãs, entusiastas, expectadores, colaboradores, músicos e demais profissionais do Coro da cidade de Santo André abaixo-assinados, vimos por meio desta, MANIFESTAR nossa indignação quanto a possível extinção deste que é um dos maiores patrimônios culturais da cidade, pelos motivos que se seguem:

- Com 10 anos de história, é o Coro mais conhecido do ABC e um dos melhores coros amadores do Brasil, premiado e frequentemente convidado a cantar com importantes orquestras e grupos musicais brasileiros;

- pela sua qualidade, o Coro já representou a cidade no Programa Domingão do Faustão, cantando com o maestro João Carlos Martins, a orquestra Bachiana Filarmônica SESI SP e a bateria da escola de samba Vai-Vai, além de ter levado o nome da cidade cantando em locais como: Sala São Paulo, Auditório do MASP, Auditório do Ibirapuera, Theatro São Pedro, entre outros. O Coro venceu em 2011, por unanimidade de juri, o tradicional Concurso de Coros do Clube Transatlântico e gravou comerciais de TV, tanto para a prefeitura de Santo André quanto para o setor privado em rede nacional;

- sua equipe normal conta com a participação sete profissionais e cinquenta cantores, cidadãos de Santo André e outras cidades, que dão o melhor de si para que o grupo seja um dos maiores patrimônios culturais da cidade;

- o Coro ensaia três vezes por semana interruptamente desde 2008;

- o Coro é destaque no cenário musical brasileiro, tendo sido assistido por mais de 100 mil espectadores em sua história;

- o risco de extinção do Coro é iminente, haja vista que estamos no mês de Julho e o grupo não recebeu o seu orçamento anual de 2018, o que deveria acontecer no mês de janeiro. É importante que se saiba que, acabando o Coro, encerra-se uma oportunidade de os munícipes fazerem música em alto nível e também se encerram as apresentações que o grupo faz nas igrejas, praças, locais públicos e privados de Santo André, levando cultura de qualidade para os andreenses.O possível fim do Coro é também motivo de muita preocupação por parte da equipe de profissionais envolvida, uma vez que têm nela seu sustento.

Assim, por meio deste, APELAMOS para o bom senso do Exmo. Prefeito Paulo Serra, das Secretarias de Governo e Cultura no sentido de que a necessidade de orçamento anual básico de R$ 130.000,00 seja aceita de forma rápida e a evitar que esse importante patrimônio, que também é um sonho realizado, seja lamentavelmente extinto por falta de interesse por parte da administração pública. APELAMOS, ainda, para que a sociedade como um todo, especialmente aqueles que recebem benefícios provenientes das apresentações do Coro, também possam unir forças com o objetivo de buscar uma solução para esse grave problema.

Finalizando, esperamos que este documento possa sensibilizar a todos, já que é nosso papel de cidadãos preservar a Cultura e o patrimônio da cidade e região que tanto amamos.

#vozesandreenses

Manutenção do Coro da Cidade de Santo André, para Exmo. senhor Prefeito Paulo Serra, Secretaria de Governo, Câmara dos vereadores de Santo André foi criado por: Coro da Cidade de Santo André.