Para: EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR DA BAHIA RUI COSTA; SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO EM EXERCÍCIO IZABELA PAIM ANDRADE

CARTA ABERTA EM DEFESA DA MANUTENÇÃO DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MAGALHÃES NETTO – CEA – ÚNICO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE SALVADOR

A comunidade escolar do Centro Estadual de Educação Magalhães Netto – CEA – foi tomada de surpresa, após ter sido comunicada, pela Secretaria da Educação da Bahia, de que a Unidade será extinta em 2019, argumentando redução de custos na área da Educação. A informação foi dada em reunião realizada no dia 13/11, com a participação de gestores do CEA, representantes do Colegiado Escolar e da SEC/Ba. Ao receber a notícia, os estudantes do CEA, comovidos e impactados, dirigiram-se à Direção e aos seus professores, exigindo providências contra a extinção da escola.

O Centro Estadual de Educação Magalhães Netto – CEA, com 42 anos atuando na Educação de Jovens e Adultos – EJA, é o único Centro, no momento, em Salvador, que trabalha exclusivamente ofertando, nos três turnos, todas as modalidades da EJA nos níveis Fundamental e Médio, Comissão Permanente de Avaliação – CPA, bem como regularização de vida escolar e equivalência de estudos para estrangeiros. Além disso, certifica candidatos de ENEM e ENCCEJA. Comprovadamente é o maior em atendimento de liminares e das certificações acima citadas.

O CEA realiza atendimento especializado a estudantes com necessidades especiais – cegos, com baixa visão e com deficiência intelectual em diversos níveis, em sala multifuncional para atendimento qualificado, assegurando a escolarização de alunos oriundos do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual – CAP, da Associação Baiana de Cegos e do Centro de Educação Especial da Bahia – CEEBA.

Vale ressaltar que o CEA, administrado por um corpo de gestores, coordenadores e professores, experimentados e com capital intelectual qualificado em EJA, é fonte de estudo e pesquisa para o Curso de Mestrado Profissional em EJA – MPEJA – da UNEB; é campo de atuação para residentes e preceptores do Programa Residência Pedagógica da UNEB e da UFBA, atuando na Educação Especial e nas demais modalidades; é campo de estágio para estudantes de graduação da UFBA, da Faculdade Visconde de Cairu, da Faculdade Dom Pedro II e da Faculdade da Cidade.

Diante do exposto e considerando a importância do CEA para os sujeitos da EJA, a Direção, o corpo docente da Instituição, parceiros de outras instituições, líderes comunitários e representantes da APLB-Sindicato, reunidos, em 14/11, decidiram tornar pública a luta em defesa da identidade do CEA, construída ao longo dos seus 42 anos de existência, manifestando-se, dessa forma, em defesa da Unidade, a fim de assegurar a oferta da Educação de Jovens e Adultos, valorizando a educação inclusiva, gratuita e de qualidade, conforme disposto no art. 208 da Constituição Federal.

NÃO AO FECHAMENTO DO CEA – ÚNICO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE SALVADOR, para EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR DA BAHIA RUI COSTA; SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO EM EXERCÍCIO IZABELA PAIM ANDRADE foi criado por: A comunidade escolar do Centro Estadual de Educação Magalhães Netto – CEA.
1.373 Pessoas