Aprovação do Sistema Municipal de Cultura de Curitiba

Para: Câmara Municipal de Curitiba

Cultura é uma engrenagem de desenvolvimento e como tal, está diretamente ligada às questões sociais, de educação, da segurança, da saúde, da economia, do bem-estar e acima de tudo, da identidade dos cidadãos. Portanto, um elemento chave no desenvolvimento pleno da nossa Curitiba e que não pode de forma alguma ser descartado. Assim, passam a ser extremamente necessárias políticas públicas que fortaleçam e desenvolvam a cultura de nossa cidade.

A lei atual que trata das políticas culturais em Curitiba é de 1975. Um mundo dinâmico exige uma cidade e políticas públicas também dinâmicas e inteligentes. Por isso, como resultado da Convenção da Diversidade feita pela Unesco, desde 2009 as várias linguagens artístico-culturais de Curitiba começaram a se organizar para pensar a Cultura de nossa cidade para o futuro. Um pensamento que prioriza a sustentabilidade em todas as suas dimensões.

Os fazedores de Cultura, os empreendedores criativos e culturais, os produtores e gestores, os artistas e milhares de cidadãos que entendem a importância da Cultura para nossa cidade, desenvolveram conferências, estudos, levantamentos, diagnósticos e propostas que culminaram no Sistema Municipal de Cultura. Ele é um mecanismo, um grande planejamento que faz parte do Plano Diretor, e que pode colocar a Cultura de nossa cidade no século XXI.

O sistema engloba todas as políticas públicas inovadoras que representarão um avanço cultural para Curitiba. Recentemente, todo o processo e a proposta foram apresentados na Agenda 21, sendo escolhido como um dos 5 melhores projetos na área no mundo. Isto quer dizer que tudo o que já foi escrito é de grande qualidade e efetivamente pode representar transformação positiva para a cidade.

Neste momento, a proposta está sendo encaminhada para a aprovação na Câmara Municipal. Mas temos um problema: o prazo. Como cidadãos, sabemos dos trâmites que as propostas e projetos de lei costumam ter, especialmente em ano eleitoral. É fundamental que todo o trabalho desenvolvido não seja perdido, e portanto, a necessidade urgente de aprovação ainda neste ano. Não se trata de um projeto de um partido ou de uma gestão. É uma proposta da sociedade, que terá como principal beneficiada a própria sociedade.

Nós, que desenvolvemos em conjunto esta proposta, queremos que os Vereadores se sensibilizem com as necessidades da Cultura, compreendendo seu importante papel em nossa sociedade.

Assine nossa petição e faça parte deste movimento que deseja uma Curitiba mais inovadora, criativa, digna, igualitária e acessível por meio da Cultura! #sistemamunicipaldeculturaja

Conheça a minuta do Sistema Municipal de Cultura de Curitiba: http://bit.ly/sisculturaja
Conheça o Plano Municipal de Cultura e os Planos Setoriais: http://bit.ly/plano_municipal_setoriais

Fazem parte deste movimento o Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Curitiba, o Setorial de Etnias de Curitiba, o Setorial de Artes Visuais de Curitiba, o Setorial de Cultura Sustentável de Curitiba, o Setorial de Circo de Curitiba, o Setorial da Cultura Negra de Curitiba, o Setorial de Capoeira de Curitiba, o Setorial de Cultura Alimentar de Curitiba, o Setorial de Moda de Curitiba, o Setorial de Cultura Indígena de Curitiba, o Setorial de Design de Curitiba, o Setorial de Audiovisual de Curitiba, o Setorial de Juventude de Curitiba, o Setorial de Ilustração de Curitiba, o Setorial de Dança de Curitiba, o Setorial de Música de Curitiba, o Setorial de Teatro de Curitiba.