Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Praças de Esportes e Lazer Uma solução para a falta de Seguraça

Para: Governador do Estado de Goiás Marconi Perillo

Ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Goiás.
Marconi Ferreira Perillo Júnior


Os abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados no estado de Goiás, solicitam de V. Exª, providências para reforma e conservação da Praça de Esportes, localizada à Rua 1015 s/ Nº, no bairro Setor Pedro Ludovico, para que a mesma volte a funcionar bem e em benefício da comunidade, ou seja, tanto para a prática de esportes educacionais, de participação, e rendimento, quanto para o lazer das crianças e suas famílias.
Informamos que o logradouro precisa de uma atenção especial, pois sua infraestrutura esta muito prejudicada e necessita de uma reforma completa, a fim de atender às necessidades da população que dela utilizam, e não dispõe de outro local amplo para praticar e desenvolver habilidades esportivas em nossa região.
Lembramos que um dos objetivos do esporte é alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo, extraindo dele o seu potencial pleno, ao tempo que lhe ensina valores que lhe acompanharão por toda a vida. O desenvolvimento dos quatro pilares da educação tem uma ligação muito forte com o esporte.
Saber, Fazer, Ser e Conviver, para a formação de caráter e competências inerentes à cidadania plena, na busca da inclusão e transformação social.
O esporte desenvolvido nos sistemas formal e informal tem o mesmo valor para a formação do cidadão, adaptando regras, estrutura, espaços, materiais e gestos motores de acordo com as condições sociais e pessoais, não é seletivo e hipercompetitivo, não tem fim nele mesmo, desenvolvendo habilidades e competências para além do aprendizado das técnicas e gestos motores, visando o desenvolvimento integral do indivíduo, mobilizando aprendizagens de conteúdos relacionados à saúde, cidadania, cultura, comunidade e protagonismo juvenil, contribuindo para a inserção social de crianças e adolescentes, como indivíduos que compartilham decisões que afetam a sua vida, de sua família e da comunidade na qual estão inseridos.
O esporte pode ser o nosso maior aliado na luta pelo combate as drogas, para não dizer o melhor por via pacifica e um meio que já comprovou ser bem mais eficaz que punições severas. Através do exercício físico, crianças e jovens são atraídos para a convivência em grupo marcada pela solidariedade. As necessidades de respeitar os limites estabelecidos com regras de competição e convivência acabam tornando se um aprendizado essencial ao processo do desenvolvimento humano.
A prática de se exercitar e de ultrapassar a cada dia os próprios limites como único objetivo de subir mais um degrau, se torna o norte de um atleta. O saldo é uma vida centrada, saudável e, com certeza, mais distante do submundo das drogas e do crime.

É um estilo de vida marcado pela disciplina e pelo prazer.
Ao conviver em grupo com pessoas que têm um objetivo comum, a criança tende a se socializar e a absorver as coisas boas daquela comunidade. Praticando o esporte, se aprende a maior lição da vida, ganhar e perder. E mais, se aprende a pensar e conviver em equipe.
Tudo isso dentro de um ambiente de diversão, mas com responsabilidade.
O potencial educativo e de socialização do esporte é muito maior do que se imagina.
Por isso Governador Marconi Perillo, podemos lhe assegurar a importância que tem a Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico em nossas vidas e terá também para as gerações futuras não só do bairro, mas para toda a Região Sul da Capital.
Com a reforma e manutenção da Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico, da Praça de Esportes do Setor dos Funcionários e a conclusão do Centro de Excelência (Antigo Estádio olímpico), não têm duvidas de que o erário poderá ser utilizado em outras obras e projetos, que não hospitais para tratar dependentes químicos.
Obras como o Centro de Recuperação de Dependentes Químicos (CREDEQ) são de suma importância, pois o mau devastador já se encontra instalado no seio de nossa sociedade, consumindo a tranqüilidade e aterrorizando as famílias sem distinção de classe, raça, ou credo.
Com a reforma e manutenção dos logradouros públicos, o seu Governo terá estrutura física pujante para combater na raiz do problema o vilão mais perverso e cruel deste século que se inicia.

CIDADANIA

Cidadania não se recebe pelo telefone, como um programa de televisão ou um link na Internet. Cidadania se conquista. E pode ser conquistada, ainda mais forte, através da cultura, da educação, do lazer e do esporte.
Para que tudo isso que acabamos de apresentar faça sentido, é preciso fazer toda esta estrutura pujante funcionar. Não adianta ter um carro novinho e brilhante, se ele não tiver um motor que pulse na essência de sua grandeza.
E para que melhor caminho que o Esporte?
É em um campo ou quadra onde se enfrentam equipes que despontam os principais preceitos de uma sociedade democrática, que respeita, de fato, seus cidadãos.
O jovem que corre atrás da bola e dribla preconceitos, trabalha com itens de condutas fundamentais para sua formação: liderança, espírito de coletividade e igualdade de forças.
Ajudado, é claro, pelos treinadores, árbitros e orientadores que são os responsáveis por lhes oferecer o sentido de justiça nessa pequena estrutura social que vira uma enorme festa quando surge um gol, uma cesta ou ponto. Cidadania também se conquista com sonhos, com utopia e projetos para o futuro.
O esporte é o caminho mais rápido para que os jovens se tornem cidadãos com a força de um chute num campo, nem sempre gramado, ou um arremesso numa quadra, geralmente sem tabela, em que ganham a identidade que farão deles craques destemidos ou não, mas com a certeza de que vão ser transformados em seres humanos melhores para integrar uma sociedade mais justa e fraterna.
O lazer é associado ao bem estar social e qualidade de vida, conceitos amplos em um mundo globalizado. A necessidade de espaços que permitam e promovam o lazer, leva a população a reivindicar além do campo de futebol ou quadras para jogos de seus times, equipamentos multifuncionais, espaços livres onde a pessoa pratique e não tenha seus movimentos limitados.
A importância do lazer e do esporte faz com que o setor privado invista cada vez mais em ambientes como os parques temáticos ou condomínios com clube privativo.
A exigência social tem que servir de alerta para o setor público, principalmente as vésperas de realizarmos no País eventos da magnitude de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada.
O Governo Marconi Perillo tem que estar atento para a necessidade de ampliar, construir e animar praças, ruas de lazer e logradouros públicos. Ações como estas que tiveram seu início na época do “Tempo Novo”.
Sem entrar na questão do abandono a que foram submetidas às praças esportivas nos últimos quatro anos, queremos salientar o momento que vamos viver daqui para frente, difundindo os ideais e os benefícios do esporte aliado ao lazer.
Talvez muitos não atentem que haverá uma revolução em todos os segmentos em nosso País nos próximos oito anos. Com os mega eventos que vem por ai, nós teremos duas escolhas distintas e decisivas.
A primeira escolha é para o bem, criarmos mecanismos, elaborarmos políticas publica e fazer com que as estruturas existentes funcionem para que Goiás se transforme no melhor Estado em qualidade de vida da Federação. Potencializando suas virtudes e com isso diminuindo sobre maneira os seus problemas.
A segunda escolha é a má, que pode equacionar os problemas já existentes em níveis estratosféricos, pois o Brasil vai receber gente de todos os cantos do Planeta e se nossa juventude não estiver preparada pode absorver as coisas ruins que com certeza virão junto com a Copa do Mundo, Olimpíadas e a série de eventos importantes que vão acontecer em solo nacional nesta década.
Outro fator determinante ocorre através das ações Legislativas, que precisam incorporar o discurso do esporte, não só por causa dos eventos Internacionais, não, é preciso trabalhar idéias que possam no curto prazo ser solução para problemas como o avanço do crack e a criminalidade em nosso estado, além de promover a participação e cidadania.
Vivemos a era da informação e temos a chance de promover uma revolução no quesito Administração, colocando o esporte e o lazer como ferramentas de auxílio para combater mazelas que por ventura possam surgir na saúde, educação e segurança.
O Esporte é parte deste processo de solução, que aliado as políticas publicas eficientes e execução planejada pode fazer a diferença em Goiás.
Esporte e o Lazer
Todos estes acontecimentos relatados aqui, nos levam a uma reflexão sobre o conceito estrutura, no que tange o esporte participativo e as atividades físicas elaboradas, onde o mais difícil é ter acesso ao local ideal para esta pratica, pois as Praças de Esportes que por hora estão se acabando, é o Oásis neste deserto.
O esporte não pode ser pensado apenas como meio compensatório para aliviar as tensões do trabalho, pelo contrário, o esporte em todos os níveis tem que ser pensado como solução de Saúde, Educação e Segurança.
Os investimentos do seu Governo no lazer, através dos conceitos expostos aqui, nos remetem a um Estado de bem estar social e qualidade de vida, pois quem pratica atividade física, vive melhor e com mais saúde.
A educação é a própria transformação do esporte, por tudo que já dissemos aqui. O aluno tem que ser estimulado a participar das atividades e competições esportivas, mas também cobrados por um melhor rendimento em outras disciplinas.
O próprio segmento na área da segurança publica perceberá avanços significativos no entendimento do esporte e de lazer, pois a relação esporte-saúde é destacada e o lazer promove atividades conjuntas ao lado da família.
A influência pelo esporte e o lazer com a família, afastará nossos filhos de más companhias, o que já é um ganho para a comunidade, pois o jovem vai praticar seu esporte ou curtir o seu lazer tendo sempre a figura de alguém da família junto dele.
Com mais diálogo entre pais e filhos, com certeza não vai sobrar espaço para que um desocupado ou traficante alicie as crianças e adolescentes e, acabe levando os ao mundo do crime e das drogas.
Posto isso só temos que salientar que a estrutura já existe, Governador, falta apenas fazer funcionar.
Para que tudo transcorra melhor do que a encomenda, sugerimos que o senhor continue sendo este Governante participativo e venha acompanhar de perto o que já está sendo feito no Setor Pedro Ludovico, mesmo sem ter as devidas condições, mas com muita força de vontade, Valdivino Bezerra de Moura, o Administrador atual e sua equipe de funcionários guerreiros tem zelado e promovido o desporto no local.
São pessoas admiradas pela comunidade, que fizeram o possivel com que lhes foi oferecido, mas conseguiram com dignidade pelo menos apresentar um trabalho.

Na certeza de sermos atendidos, encaminhamos esse documento em folhas numeradas e assinadas pelos moradores, e em duas vias que serão protocoladas em seu Gabinete.

Nomeamos o morador Reinaldo da Silva Cruz, telefone nº: (62) 8431-5284, como nosso representante, caso V. Exª e seus pares necessite de outras informações.

Goiânia, 23 de Novembro de 2010.





Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
15 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar