Abaixo-assinado pelo retorno da BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA GLÓRIA para a estrutura organizacional da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA do Rio de Janeiro.

Para: Senhor Prefeito Eduardo Paes

Fazemos referência ao Decreto municipal 33.444 de 28/02/2011, cujo Art. 1º transferiu a BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA GLÓRIA, situada a Rua da Glória nº 214, para a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Educação e passou a denominá-la BIBLIOTECA ESCOLAR MUNICIPAL DA GLÓRIA.

No ano passado, uma lei federal decretou que todas as escolas públicas deveriam, em 10 anos, ter a sua própria biblioteca. Numa ação sem consulta a população do bairro foi feita a modificação. Essa atitude fere nossos anseios culturais, pois o atendimento da biblioteca será direcionado aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino e as suas famílias.

Como fica o restante da população que não terá nenhum local para empréstimo de livros já que a biblioteca escolar não presta esse tipo de serviço?

E porque não temos mais direito as atividades gratuitas ( ciranda de histórias, lançamentos de livros, recitais poéticos, oficinas, cursos, exposições) que são feitas nas bibliotecas populares pela Secretaria Municipal de Cultura?

A AMA–GLÓRIA (ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E AMIGOS DA GLÓRIA) não pode aceitar essa agressão a um dos nossos mais importantes bens culturais do bairro.

A Glória já está muito desgastada com a falta de investimentos e essa é mais uma atitude desastrosa com nosso bairro. Uma falta de consideração com seus moradores e com os artistas que aqui residem. E também uma falta de respeito com a memória de famosos escritores como Pedro Nava e Mario de Andrade que escolheram viver aqui. É bom lembrar que Machado de Assis trouxe para cá o famoso Clube Beethoven, situado na Rua da Glória nº 62, onde um seleto grupo se reunia para ouvir as obras desse compositor alemão. Também nesse bairro foi a residência do pintor Victor Meirelles de Lima.

Queremos a BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA GLÓRIA restituída ao bairro, subordinada a Secretaria Municipal de Cultura, e que cada escola tenha sua própria biblioteca escolar como determina a Lei Federal 1.244/2010 de 24 de maio de 2010.

Também queremos que a BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL DA GLÓRIA seja transferida para um local mais apropriado, já que funciona atualmente num andar de um prédio residencial, com espaço reduzido. É necessário que tenha acervo atualizado e atividades gratuitas de promoção e incentivo a leitura, inclusive nos fins de semana.

É hora de recuperar a dignidade desse maravilhoso bairro histórico do Rio de Janeiro zelando por todos os seus bens culturais, para isto contamos com sua colaboração e empenho.