Para: Exª Revmª. Dom Geraldo Lyrio Rocha Presidente da CNBB

Teresina, abril de 2011

Exª Revmª. Dom Geraldo Lyrio Rocha
Presidente da CNBB
SE/Sul – Q.801 – Conj. “B”
70401-900 – Brasília - DF

Excelência Reverendíssima Dom Geraldo,

O tráfico de pessoas é uma prática aviltante presente no cenário brasileiro que fere a dignidade de meninas e meninos, homens e mulheres que tem suas vidas reduzidas à mercadoria, sendo submetidas a todo tipo de exploração.
Nós coordenadores de pastorais, organismos e outras instituições ligadas à CNBB acompanhamos com angústia esse quadro que inclui exploração sexual, abuso sexual de crianças e adolescentes, prostituição, trabalho forçado e degradante, trabalho escravo, etc. Situações essas silenciadas por uma cultura de morte que sujeita o dom inestimável da vida humana às mesmas regras do mercado.
Chamou-nos atenção o fato do Brasil ser considerado um dos países que mais exporta meninas e mulheres para o comercio sexual da Europa, além de sermos um grande explorador de mão de obra para fins de trabalho escravo.
Acreditamos que como Igreja temos o compromisso de agir profeticamente contribuindo de forma urgente e consistente na transformação dessa realidade.
Diante do exposto pedimos à CNBB a realização de uma Campanha da Fraternidade com o tema “Tráfico de Pessoas”, com certeza contribuiria de forma significativa para o avanço no processo de erradicação dessa prática e traria um aporte considerável também para o debate internacional.

Centro da Juventude Santa Cabrini
Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
www.cjsantacabrini.com

Abaixo-assinado POR UMA CAMPANHA DA FRATERNIDADE SOBRE O TEMA “TRÁFICO DE PESSOAS”, para Exª Revmª. Dom Geraldo Lyrio Rocha Presidente da CNBB foi criado por: Centro da Juventude Santa Cabrini.