Abaixo-assinado Abaixo-assinado Pela Reforma da Ponte Euclydes da Cunha

Para: Prefeito de São José do Rio Pardo; Presidente da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo; Governador do Estado de São Paulo; e Secretário de Estado da Cultura

A ponte metálica Euclydes da Cunha foi inaugurada em 1901 e muito mais do que ligar locais, serve como referência histórica e cultural tanto para a cidade quanto para o estado e para nação. Além da ponte, Euclides deixa, na mesma época, o legado cultural e literário de Os Sertões.

Passados praticamente 111 anos, a ponte, que é patrimônio tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), necessita de reforma em caráter de urgência. A última reforma aconteceu em 1985 para sanar uma rachadarua em uma das suas vigas no vão central.

Tramita desde maio de 2009 no CONDEPHAAT, sob o protocolo 01247/2009, projeto para a reforma, mas a morosidade é preocupante e enquanto isso nossa ponte vai se deteriorando cada vez mais.

Solicitamos das autoridades públicas, a saber, Prefeito de São José do Rio Pardo, Presidente da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo, Governador do Estado de São Paulo e Secretário de Estado da Cultura providências em relação a ponte em caráter emergencial.

Abaixo-assinado Abaixo-assinado Pela Reforma da Ponte Euclydes da Cunha, para Prefeito de São José do Rio Pardo; Presidente da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo; Governador do Estado de São Paulo; e Secretário de Estado da Cultura foi criado por: Movimento Pela Reforma da Ponte Euclydes da Cunha.