Abaixo-assinado Reformulação do SiSU

Para: Ministério Público Federal, Ministério da Educação

Estamos aqui, como alunos, pedindo só um pouco da sua atenção. Com a adesão do ENEM como única forma de ingresso, as universidades também aderiram ao SiSU. Com o SiSU os alunos se inscrevem e podem trocar de curso durante cinco dias, podendo assim escolher qualquer curso que ele passe. Isso faz com que o aluno escolha o curso que passe e não o que quer e tira assim, o sonho de alguém que quer realmente a vaga. Além disso, depois do SiSU ocorre a lista de espera, que é feita por cada universidade. Quando essa lista de espera acaba, as universidades que aderem ao SiSU 2, zeram a lista e o SiSU 2 recomeça a seleção como se fosse o SiSU 1. O problema todo é que muitos alunos, aproveitam e passam no SiSU 1 para um curso que tem matérias parecidas com o curso que querem, mas com menos concorrência, para não ficarem parados no primeiro semestre. No 2º semestre, eles voltam e disputam a vaga que realmente queriam e quando passam, deixam a vaga do 1º período vazia e tiram um sonho de alguém.

O que nós queremos é o seguinte:
Impossibilitar aqueles que passaram no Primeiro SiSU, de concorrer a vaga nesse SiSU 2.
Para os próximos anos, queremos:
Que o SiSU não tenha notas de corte. Que a pessoa se inscreva, sem saber qual é a nota para passar e só saiba a nota de corte na Primeira chamada do SiSU, porque assim não poderá mais trocar de curso e vai concorrer para opção que quer e não a opção que ele passa.
Que o SiSU não tenha duas edições, que tenha só uma. Que nela, haja a opção de concorrer para o Primeiro e para o Segundo semestre e para quem não puder entrar no Primeiro, a opção de concorrer apenas ao Segundo.

Isso com certeza, seria o mais justo. Faria ter menos vagas ociosas e mais pessoas poderiam passar realmente para o curso que querem.

Grato.

Abaixo-assinado Reformulação do SiSU, para Ministério Público Federal, Ministério da Educação foi criado por: Movimento SiSU.