MANIFESTO "DA PONTE PARA CÁ: POR UMA UEPB POPULAR E DOS NOSSOS SONHOS"

Para: Universidade Estadual da Paraíba

Como membros/as ativos/as do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), estamos empolgados/as em compartilhar os detalhes da campanha "Da Ponte para Cá", uma iniciativa que visa aprimorar significativamente as condições de vida e estudo dos estudantes em nossa instituição. Esta campanha é a nossa resposta audaciosa às necessidades prementes que enfrentamos diariamente.

Um dos nossos objetivos centrais é lutar por um Restaurante Universitário (RU) com valor acessível no Campus de Campina Grande. Reconhecemos que a alimentação é crucial para o desempenho acadêmico, e estamos determinados a garantir que os/as estudantes em vulnerabilidade social tenham acesso a refeições de qualidade a preços justos. Desta forma, defendemos um Restaurante Universitário com autogestão (gerenciado pela própria UEPB) e com um valor de R$ 4,00.

Além disso, estamos comprometidos com a criação de Refeitórios Universitários com autogestão nos campi que ainda não contam com essa estrutura. Queremos garantir que os/as estudantes em vulnerabilidade social, não importa em qual campus estejam, tenham acesso a refeições, promovendo assim a igualdade de oportunidades. E inclusive, com a inclusão no cardápio com comidas veganas e vegetarianas, caso seja necessário para os/as estudantes que serão atendidos pelo RU.

Acreditamos firmemente na importância da infraestrutura voltada para a maternidade e paternidade estudantil e, por isso, propomos a construção de uma creche no Campus I. Reconhecemos os desafios enfrentados por estudantes que são mães e pais e estamos empenhados em lutar pela criação de um ambiente propício para a continuidade dos estudos, proporcionando o suporte adequado necessário. É inquestionável que a maternidade é um dos momentos mais aguardados por muitas mulheres. No entanto, conciliar a maternidade com os estudos em uma universidade pode ser extremamente complexo. Novos desafios, novos cuidados e, quando se está longe de casa, tudo isso tende a ser ainda mais difícil. A gravidez já foi levantada como um dos principais elementos de retenção nas universidades e, pensando nas mães universitárias e na questão da evasão, o DCE pensando no quantitativo de mães e pais na Universidade tem buscado maneiras de auxiliá-las nesse momento tão importante na luta pelo auxílio à permanência na maternidade para mães e pais que estejam em vulnerabilidade social.

Para além das demandas físicas, destacamos a necessidade de apoio psicológico na jornada acadêmica. Porém, para isso se tornar realidade, estamos empenhados em lutar pela ampliação de vagas para psicólogos na Lei Nº 8.441 que institucionaliza o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Pessoal Docente da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (PCCR-UEPB). Onde existem apenas 2 vagas para psicólogos educacionais em um universo de 16 mil alunos. Votamos através do CONSUNI realizado em 11 de setembro de 2023 favorável à atualização do PCCR. Nossa proposta inclui a implementação de amplo suporte psicológico em todos os campi da UEPB, reconhecendo a relevância da saúde mental para o desenvolvimento pleno dos estudantes, mas isso só será possível através do aumento de cargos no PCCR destinado a psicólogos/as.

Esta campanha não é apenas um manifesto coletivo por melhores condições na universidade, mas um chamado à nossa união em prol de um ambiente acadêmico mais inclusivo e justo. "Da Ponte para Cá" é um movimento em direção a uma UEPB que valoriza e investe na ampliação da assistência estudantil. Pois, compreendemos que da ponte (nossa casa) para cá (universidade) o caminho é doloroso, abrimos mãos de inúmeras oportunidades para seguirmos fortes na busca do nosso sonho através da conclusão das nossas graduações. Nosso compromisso é garantir um ambiente universitário onde os sonhos possam se tornar realidades. Cê vai atrás desse diploma. Com a fúria da beleza do Sol, entendeu?

Assinam esse manifesto os estudantes que concordam com;

1. Restaurante Universitário no Campus I com autogestão ao preço de R$ 4,00
2. Refeitório Universitário em todos os campi que ainda não possuem;
3. Aumento de cargos de psicólogos no PCCR da UEPB;
4. Construção de um berçário e creche no campus I;
5. Criação de um auxílio maternidade ou paternidade em todos os campi.

MANIFESTO "DA PONTE PARA CÁ: POR UMA UEPB POPULAR E DOS NOSSOS SONHOS", para Universidade Estadual da Paraíba foi criado por: DCE UEPB.