Abaixo-assinado Punição para os torturadores e demais criminosos que agiram durante a ditadura militar (1964-1985)

Para: À presidenta da República Dilma Rousseff

Pela punição dos torturadores e demais criminosos que agiram durante a ditadura militar (1964-1985). Se os mortos não podem falar, a vida e a defesa da vida nos obrigam a gritar. Agora, que Vossa Excelência nomeou os integrantes da Comissão Nacional da Verdade, mais se justificam urgentes providências no sentido de garantir a defesa da justiça em nosso país, fazendo com que o Brasil seja respeitado internacionalmente. Se os verdugos não são punidos e execrados publicamente, eles se sentirão estimulados a defender regimes autoritários, a população não se moverá para garantir o aprofundamento das conquistas democráticas e nada será feito para concretizar uma definitiva ruptura com o tempo do terror. Sabemos que, como diz Eduardo Galeano, a impunidade recompensa o delito, induz á sua repetição e faz sua propaganda. E quando o delinquente é o Estado, que viola, rouba, tortura e mata, sem prestar contas a ninguém, emite-se do topo a luz verde que autoriza a sociedade inteira a violar, roubar, torturar e até matar. Por tudo isso solicito de Vossa Excelência o devido acatamento do nosso pleito.

Atenciosamente,

Antônio Pinheiro Salles
(jornalista e escritor, que passou nove anos nos cárceres do regime militar e conserva, ainda hoje, irreversíveis sequelas das torturas).