Para: Prefeitura Municipal de Macaé (PMM), BRK Ambiental, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) e Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (INEA-RJ)

O município de Macaé passou por um acelerado processo de urbanização e crescimento, sem a infraestrutura urbana básica necessária. Com isso, a Bacia Hidrográfica da Lagoa Imboassica sofreu e ainda sofre inúmeros tipos de impactos ambientais negativos deste tipo de crescimento, onde destaca-se:

1. Descarte irregular de efluentes sanitários e industriais;

2. Aterramento das margens da lagoa e do rio Imboassica;

3. Fragmentação da vegetação e supressão em áreas de preservação permanente;

4. Abertura artificial da barra de areia que separa a lagoa do mar (barra da lagoa);

5. Ocupação irregular em área de preservação permanente e faixa marginal de proteção.

Apesar de ser tema de diversas promessas, discussões e audiências públicas entre a
sociedade civil, instituições de ensino e poder público, nos últimos 40 anos, foram observadas poucas intervenções positivas e ações efetivas para a mitigação e/ou reparação comparada aos impactos causados.

Na última abertura artificial da barra da lagoa (em 01/12/2022), com a lagoa praticamente vazia, foi possível observar inúmeros pontos de descarte irregular de esgoto sanitário e efluentes industriais diretamente na Lagoa de Imboassica.

Solicitamos aos órgãos legisladores, fiscalizadores e/ou executores, ações efetivas imediatas para que sejam identificados e notificados, os responsáveis pelas inúmeras ligações irregulares, expostas durante o último esvaziamento da lagoa de Imboassica, interrompendo o lançamento irregular de efluentes sanitários ou industriais em sua bacia hidrográfica.

Solicitamos um plano imediato, para a determinação aos proprietários de terra com solo exposto, na referida bacia hidrográfica, para que seja realizada a cobertura vegetal (seja floresta ou pastagem), para desacelerar o assoreamento da lagoa.

Solicitamos que seja cobrada regularização da atividade de pecuária na bacia hidrográfica da lagoa, por meio do licenciamento ambiental e implementação de boas práticas.

Solicitamos que o INEA suspenda qualquer autorização para manilhamento de pequenos córregos e canais na BH da lagoa, eis que historicamente muitos foram assim autorizados, comprometendo a qualidade ambiental do ecossistema lagunar.

Solicitamos um plano em curto prazo para a aplicação da legislação que determina a restauração vegetal nas áreas de preservação permanente, presentes na bacia hidrográfica da lagoa.

Solicitamos também que seja elaborado plano de mitigação/compensação dos demais impactos ambientais sofridos pela Lagoa de Imboassica, visando seu correto manejo e preservação de seus contribuintes, com ampla participação da população, ONGs, pescadores, instituições de ensino, pesquisadores e moradores do seu entorno.

PMM, BRK Ambiental, MP-RJ e INEA-RJ, solicitamos ações efetivas para que seja interrompido o lançamento de esgoto ou efluente industrial irregular na bacia hidrográfica da Lagoa de Imboassica., para Prefeitura Municipal de Macaé (PMM), BRK Ambiental, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) e Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (INEA-RJ) foi criado por: De boa com a lagoa.