Movimento Rio Vive - Ribeirão Traíras

Para: ILUSTRÍSSIMO SENHOR DOUTOR PROMOTOR PAULO CESAR VICENTE DE LIMA, TITULAR DA 7ª PROMOTORIA DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DA COMARCA DE MONTES CLAROS/MG

Os cidadãos abaixo assinados, titulares de Direitos Coletivos Difusos relativos ao Meio Ambiente, cuja proteção advém da Constituição Federal de 1988, artigo 225, Caput, vejamos: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações,” vem respeitosamente a ilustre presença de Vossa Excelência, na forma da lei, requerer, URGENTEMENTE, providências legais cabíveis, no sentido de se apurar e punir Ato lesivo ao Meio Ambiente, especialmente, pela retirada de água de forma excessiva e, supostamente, não autorizada, bem como a modificação do curso natural do Ribeirão Traíras em proveito pessoal e egoístico, deixando coletividade em evidente dano.

Tais condutas tem sido praticadas há anos pelo Sr. Durval Medeiros Leite, proprietário de uma expressiva gleba de terra à margem esquerda do rio Traíras, possui 13 tanques escavados com extensão média de 130 x 50 metros, ocupando uma área de aproximadamente 12 (doze) hectares, os quais são abastecidos com a água do rio Traíras modificando, assim, o curso natural do rio à sua jusante, em detrimento dos demais necessitados.

Ressalta-se ainda que na cidade de Claro dos Poções a cachoeira do Rio Traíras é um ponto turístico daquela comunidade servindo, desde sempre, como principal opção de lazer de moradores e turistas.

Certos de que providencias serão tomadas, assinamos:

===

Relatório Técnico com fotos: https://clarodospocoes.com/relatorio-tecnico-ribeirao-trairas.pdf
Notícia com mais informações e imagens: https://clarodospocoes.com/movimento-rio-vive-denuncia-fazendeiro-que-desvia-todo-o-leito-do-rio-trairas-para-abastecer-tanques-para-criacao-de-peixes-para-pesca-recreativa/

Movimento Rio Vive - Ribeirão Traíras, para ILUSTRÍSSIMO SENHOR DOUTOR PROMOTOR PAULO CESAR VICENTE DE LIMA, TITULAR DA 7ª PROMOTORIA DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DA COMARCA DE MONTES CLAROS/MG foi criado por: Movimento Rio Vive.