Abaixo-assinado Você DESAPROVA a resolução do CFO sobre Toxina Botulínica e o Ácido Hialurônico?

Para: Cirurgiões-Dentistas

Você QUESTIONA a resolução do CFO sobre Toxina Botulínica e o Ácido Hialurônico?

SE VOCÊ DESAPROVA A RESOLUÇÃO(ÍNTEGRA ABAIXO) ASSINE ESTE ABAIXO-ASSINADO.

Queremos mostrar ao CFO que mais de 1.000 Cirurgiões-Dentistas não aceitam este retrocesso. O que motivou realmente tal resolução?

No Art. 1º. Proibir o uso do ácido hialurônico em procedimentos odontológicos até que se tenha melhores comprovações científicas e reconhecimento da sua utilização na área odontológica. COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS? A ANVISA regulamentou o produto. A medicina continua utilizando. E OS DENTISTAS DE QUALQUER PAÍS DO MUNDO TAMBÉM! Claro, menos o Brasil.

"Considerando que o preenchimento facial para correção estética se dá na derme e, portanto, área que não é definida como a de atuação do cirurgião-dentista;"
Beleza pessoal. Nada de anestesia. Buco-Maxilo-Facial nada de suturar planos e acessos extra-orais. Em caso de HERPES encaminhe para o dermatologista.

LEIA A ÍNTEGRA AQUI:
Entidades de Fiscalização do Exercício
das Profissões Liberais

CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA
RESOLUÇÃO No - CFO-112, DE 2 DE SETEMBRO DE 2011

Baixa normas sobre a utilização do uso da toxina botulínica e ácido hialurônico.

O Presidente do Conselho Federal de Odontologia, conforme deliberação aprovada em Reunião Extraordinária do Plenário - Assembleia Conjunta com os Presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia, realizada em 25 e 26 de agosto de 2011,
Considerando que a região perioral só deve ser tratada pelo cirurgião-dentista em caso de prejuízo de função, não sendo estabelecida nenhuma previsão legal para procedimentos estéticos em áreas internas do sistema tegumentar;
Considerando que a literatura até o momento não oferece condições seguras de utilização destas substâncias e há falta de evidência científica na área odontológica;

Considerando que a Lei 5.081, de 24/08/1966, reza em seu artigo 6°, que compete ao cirurgião-dentista: "I - praticar todos os atos pertinentes à Odontologia, decorrentes de conhecimentos adquiridos em curso regular ou em cursos de pós-graduação; II - prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em Odontologia;";

Considerando o que diz a Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia; Considerando que não há nenhuma norma ou legislação que ampare o cirurgião-dentista no emprego de técnicas ou medicações para preenchimento facial ou labial em sua área de atuação, com finalidade eminentemente estética, com emprego de substâncias como ácido hialurônico e toxina botulínica;

Considerando que o artigo 3° do Código de Ética Odontológica dispõe: "I - diagnosticar, planejar e executar tratamentos, com liberdade de convicção, nos limites de suas atribuições, observados o estado atual da ciência e sua dignidade profissional;" que o artigo 7° diz que constitui infração ética, e em seu inciso V, dispõe "executar ou propor tratamento desnecessário ou para o qual não esteja capacitado;" e, que o artigo 20 diz que "Constitui infração
ética, mesmo em ambiente hospitalar, executar intervenção cirúrgica fora do âmbito da Odontologia."; resolve,

Art. 2º. Proibir o uso da toxina botulínica para fins exclusivamente estéticos e permitir para uso terapêutico em procedimentos odontológicos.
Art. 3°. Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação na Imprensa Oficial, revogadas as disposições em contrário.

AILTON DIOGO MORILHAS RODRIGUES, CD

1.378 Pessoas