A continuidade das atividades da *Associação Biodinâmica* na sua área de produção está em risco.

Para: Amigos, apoiadores e parceiros da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica

A Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica é a primeira ONG entidade do sudeste do Brasil atuando no desenvolvimento da agricultura biodinâmica, orgânica e agroecologia há 40 anos. Atuamos também apoiando dezenas de agricultores familiares, assentamentos de reforma agrária e populações tradicionais através de ATER, SPG e rede de sementes crioulas. Estamos sediados em Botucatu onde temos um sítio escola numa área de 4,5 ha cedido em comodato. Desde o início somos referência nacional na produção de sementes crioulas com um banco de sementes de mais de 1500 acessos, na elaboração dos preparados biodinâmicos e na recuperação da paisagem. Nossa área está no bioma Cerrado, é uma referência nacional e internacional, recebemos visitantes entre estudantes, agricultores, consumidores e entidades de governos, sendo fonte de formação de inúmeros estagiários. A área original, degradada e sem mananciais, havia sido um pasto, tendo sido recuperada pela ABD ao ponto de apresentar atualmente uma rica biodiversidade de aves e mamíferos ameaçados de extinção como o tamanduá bandeira, a lontra, o gato mourisco, o lobo Guará e outros animais. Onde não havia água, hoje brota uma fonte que desagua em um rio Pardo com importante contribuição para a hidrografia da região.
Para a ocupação da terra, entre 1995 e 2015 havia um contrato de comodato trienal com a Associação Beneficente Tobias.
A partir de 2015 a empresa Hermes assumiu a fazenda Demétria (cuja área inclui a da Associação Biodinâmica) e negociamos um contrato de comodato de 4 anos, que foi renovado em 2019.
Desde o início do ano estamos em contato com a proprietária para renovação de nosso contrato de comodato que tinha como vencimento o mês de agosto.
Infelizmente recebemos recentemente a confirmação que o contrato de comodato da sede da ABD com a Hermes não será renovado.
Fomos informados que há um projeto imobiliário para a área e que precisam desocupar o atual imóvel da ABD para concretiza-lo.
Conhecendo o engajamento de nossos parceiros, estamos solicitando apoio assinando esta petição para a manutenção da ABD no mesmo local como importante área de formação biodinâmica e conservação da biodiversidade.

OBS:As assinaturas serão encaminhadas aos proprietários da área com propósito de reabrir o diálogo.
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Apesar da luta, com mobilização significativa de muitas frentes, que sensibilizadas por nossa causa justa, manifestaram carinhosamente seu apoio, não obtivemos êxito em ação de reintegração de posse movida pela empresa Hermes Empreendimentos Imobiliários, sendo a ABD definitivamente desalojada de sua sede, que comportava sítio escola, banco e campo de produção de sementes, casa de preparados biodinâmicos e muito mais! Agradecemos o apoio recebido e contamos com todas e todos para reconstrução de nossa caminhada!

5.347 Pessoas