Falta do transporte gratuito para universitário no trajeto Gravatá X Bacaxá e redução de horários dos outros bairros
Para: Prefeitura de Saquarema, Wellington Figueiredo, Antônio Peres Alves e Lucimar Vidal
Venho, por meio desta, expressar minha profunda indignação e preocupação diante do recente corte no transporte universitário, medida que afeta diretamente estudantes que dependem desse serviço para ter acesso à educação superior.
A decisão de suspender ou reduzir esse benefício impacta diretamente a rotina acadêmica de inúmeros alunos, muitos dos quais não possuem outra alternativa viável para se deslocar até a universidade. Esse corte compromete não apenas o direito à educação, mas também acentua desigualdades sociais, atingindo principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade econômica.
O transporte público, além de ser uma necessidade, representa um investimento no futuro da nossa sociedade. O acesso à educação deve ser tratado como prioridade, e essa medida vai na contramão do compromisso com a formação de profissionais qualificados para o desenvolvimento do nosso país.
Solicitamos, portanto, que essa decisão seja revista com urgência e que alternativas sejam apresentadas para garantir que nenhum estudante seja impedido de frequentar suas aulas por falta de transporte. Acreditamos que o diálogo com a comunidade acadêmica pode resultar em soluções mais justas e eficazes.
Aguardamos um posicionamento das autoridades responsáveis e a devida reconsideração dessa decisão que tanto prejudica os estudantes.