ABAIXO-ASSINADO PARA A REVISÃO DO NOME DE BATISMO DA ARENA CULTURAL DE MADUREIRA
Para: Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro
ABAIXO-ASSINADO
OBJETIVO:
Mobilizar a sociedade civil para o debate referente ao nome de batismo da Arena Cultural de Madureira
Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro
Eduardo Paes
Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados na Cidade do Rio de Janeiro vêm por meio desta solicitar à Vossa Excelência a revisão do nome de batismo da Arena Cultural de Madureira, espaço de extrema relevância para o desenvolvimento sociocultural da região da Zona Norte da cidade.
Conhecedores da relevância do saudoso Chico Anysio para as artes no Brasil, por tudo o que representou e continuará a significar para o segmento no país, consideramos, no entanto, que outros importantes ícones da cultura brasileira com relação afetiva direta com a região e com a tradição de seus respectivos bairros poderiam receber tal honraria, pois que Madureira e Oswaldo Cruz são ‘berços’ de alguns dos mais significantes artistas nacionais, entre os quais podemos destacar Paulo Benjamin de Oliveira (Paulo da Portela) e Silas de Oliveira, compositores cujas obras são de incomensurável valor e presença eterna no inconsciente coletivo de todos os brasileiros.
Ressaltamos que Chico Anysio, cuja memória dispensamos carinho e respeito, merece todas as homenagens possíveis pelo exemplo de dignidade e cidadania, não nos cabendo portanto, jamais, quaisquer atos de repulsa ou revolta. Ele ocupa o ranking dos maiores artistas de todos os tempos de nossa cultura e certamente deve ser reverenciado pela suma importância de seu legado.
Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento a fim de que possamos discutir, de forma consciente e aberta, com a sociedade civil o tema em questão.
Rio de Janeiro, 27 de março de 2012.