Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Movimento Pró Estradas Parques no Corredor Ecológico Esperança-Conduru

Para: Governo do Estado da Bahia

Convidamos a todos os moradores e simpatizantes de Itacaré e Taboquinhas, Ilhéus, Uruçuca e Serra Grande a participarem e apoiarem o movimento em prol da implantação das “Estradas Parques” no corredor ecológico Esperança Conduru. O objetivo principal da implantação das “Estradas Parques” na região é qualificar e valorizar esse destino turístico, a fim de que o turismo possa se transformar num amplo vetor de conservação ambiental, de desenvolvimento econômico e de inclusão social, principalmente, dos moradores das zonas rurais que vivem próximos às rodovias que cortam a região.

Assista o VÍDEO (ao lado da foto).

A implantação das “Estradas Parques” prevê as seguintes intervenções:
1) Implantação de um Centro de Informações Turísticas e Ambientais;
2) Instalação de mirantes para contemplação das paisagens;
3) Instalação de quiosques para venda de produtos dos agricultores locais;
4) Implantação de uma ciclovia, ao longo de toda a estrada, trazendo mais segurança aos pedestres e ciclistas;
5) Padronização dos pontos de ônibus, visando segurança e beleza;
6) Velocidade controlada que trará mais segurança aos motoristas, aos usuários das estradas e aos animais.
7) Instalação de equipamentos para travessia da fauna.

Os objetivos das Estradas Parques são:
1) Promover o desenvolvimento turístico na região;
2) Garantir a conservação, e a valorização do patrimônio natural e sociocultural, da área de entorno das estradas;
3) Propiciar maior segurança aos moradores, e animais silvestres e domésticos, nas margens das estradas;
4) Propiciar maior segurança aos motoristas que trafegam pelas estradas;
5) Fixar normas de uso nas faixas marginais das estradas e ordenar a ocupação das mesmas.

Os trechos previstos para se transformarem em “Estradas Parques” são os seguintes:
1) BA-001 trecho Ilhéus/Itacaré;
2) BA-654 trecho Itacaré/Taboquinhas;
3) BA-653 trecho Serra Grande/Uruçuca.

O Movimento Pró Estradas Parques Esperança Conduru está construindo, coletivamente, um "marco conceitual e legal" (em forma de decreto) para a implantação das Estradas-Parques na região, bem como um projeto arquitetônico específico, os quais serão encaminhados ao Governo do Estado da Bahia. As reuniões setoriais, encontros e oficinas com os diversos atores, setores e instituições que fazem parte do Corredor Ecológico Esperança Conduru para atingir esse fim já iniciaram.

As Estradas Parques servirão como referência para sinalizar aos moradores, e aos turistas, que eles estão numa região diferenciada, onde existe uma preocupação com a conservação do patrimônio natural, onde a presença humana e a ocupação dos espaços naturais devem obedecer a certos critérios - trazendo um novo olhar sobre este destino turístico.

A participação de todos nesse movimento é muito importante para sensibilizar o Governo do Estado da Bahia, ao qual será encaminhado esse abaixo-assinado, juntamente com projeto arquitetônico específico e marco conceitual e legal, sobre a importância das “Estradas Parques” no fortalecimento da atividade turística da região.

“Movimento Pró Estradas Parques Esperança-Conduru”
  1. Actualização #3 Apoio do Governador Ruy Costa.

    Criado em terça-feira, 14 de julho de 2015

    Na sexta-feira (10/07/15), o governador do estado da Bahia Ruy Costa, em cerimônia popular, inaugurou a recém-construída Rodovia BA-654 que liga Itacaré a Taboquinhas, um dos trechos inseridos na proposta das Estradas Parques. O "Movimento Pro Estradas Parques Esperança Conduru" estava lá e conversou com o governador sobre a construção coletiva do marco conceitual e legal das Estradas Parques e do projeto arquitetônico específico. Também aproveitou para entregar material e vídeo explicativo da proposta ao governador Ruy Costa, o qual confirmou apoio ao projeto e parabenizou pela ideia, solicitando que lhe encaminhem o projeto quando concluído. Assim o Movimento vai avançando! Mas, sem perder o foco! Estamos trabalhando, atentos à promessa de apoio e vamos cobrá-la! -> -> -> -> Link para matéria completa: http://mecenasdavida.org.br/noticias/estrada-parque

  2. Actualização #2 *Vias impressas. Peça e colabore com a causa!

    Criado em terça-feira, 23 de junho de 2015

    Você também pode colaborar para a causa solicitando vias impressas do abaixo-assinado para disponibilizá-las em seu estabelecimento, local de trabalho, ou no seu bairro. Entre em contato conosco: contato@mecenasdavida.org.br

  3. Actualização #1 Amigos do PESC - Estradas Parques!

    Criado em quinta-feira, 18 de junho de 2015

    O Movimento Mecenas da Vida teve aprovado o projeto de extensão “Amigos do PESC - Estradas Parques” (acordo FUNBIO/TFCA). A proposta do projeto é promover uma ampla sensibilização, mobilização e articulação dos Conselhos Gestores das Unidades de Conservação, dos atores sociais e das instituições presentes no Mini Corredor Ecológico Esperança–Conduru, com o intuito de construir, coletivamente, um marco conceitual e legal para a implantação das Estradas-Parque na região. As reuniões setoriais, encontros e oficinas para atender esse objetivo já iniciaram! Colabore para fortalecer a construção coletiva desse marco conceitual e legal. Ajude a divulgar esse abaixo assinado! Obrigado!





Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
355 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar