Assinar Abaixo-Assinado Este Abaixo-Assinado encontra-se encerrado

...

Lamentamos mas este Abaixo-Assinado já não se encontra activo para a recolha de assinaturas. O autor decidiu que deveria encerrar o Abaixo-Assinado.

Perguntas e Respostas LISTA ÚNICA DE PILOTOS - LUP O grupo de pilotos reivindica há tempos por um PLANO DE CARREIRA, a LUP seria um grande passo para essa direção, pois corrige equívocos de um passado onde houve forte crescimento da empresa, que afetou diretamente o plano de carreira de seus pilotos. A LISTA ÚNICA de PILOTOS - LUP, foi implementada com sucesso nas cias AZUL e recentemente na LATAM, nos quais os critérios seguem práticas utilizadas pelo mercado de aviação internacional, tais como: 1- Data de admissão na função de PILOTO 2- Antiguidade na empresa como desempate dentro de uma mesma turma (regra a ser definida pela empresa) 3- Prova 4- Data de nascimento mais antiga. Esses são alguns exemplos de critérios que podem ser adotados pela empresa na implantação da LISTA ÚNICA de PILOTOS. FAQ: A- O que é LISTA ÚNICA de Pilotos LUP? Resposta: LISTA ÚNICA é o meio de classificação baseado apenas na antiguidade. Este é um dos meios mais utilizados por cias aéreas estrangeiras e atualmente foram implementadas por LATAM e AZUL* (Azul desde o início das operações). B- Como funciona? Quais proteções essa lista oferece? Resposta: A classificação se dá em uma lista única de comandantes e copilotos baseados na data de admissão como PILOTO. O mercado da aviação sofre oscilações econômicas a cada tempo, e podem causar o fechamento de empresas, como ocorreu em um passado recente, Varig/Vasp/Transbrasil/Web e em passado mais distante, Real/Cruzeiro/Rio-Sul/Nordeste. No caso de encerramento de atividades, abrem-se Slots em vários aeroportos estratégicos e as cias que sobrevivem, para não perderem mercado, requisitam esses Slots. Como sabemos, as empresas aéreas tem seu quadro de funcionários bastante enxutos, inclusive no quadro de pilotos. Para que essas empresas ocupem esses Slots, precisa lançar mão de comandantes e copilotos com rapidez, o que inviabiliza a formação inicial desses profissionais. Então, mesmo que essas empresas tenham pilotos com todas as qualificações para serem promovidos, a contratação DEC (DIRECT ENTRY CAPTAIN) é usada para que a Cia não deixe passar a oportunidade de mercado. Seria justo ou correto que esse tripulante (DEC) figurasse mais antigo que um piloto com todas as qualificações e com mais tempo de “casa” que não foi promovido pela urgência da Cia por uma oportunidade de mercado? Por óbvio que NÃO! A LUP corrige essa discrepância. C- Funcionários de seleção interna, como seriam classificados? Resposta: Ele entra na LISTA ÚNICA na data do Ground School. D- Entrei na empresa como copiloto e após 6 anos contrataram comandante direto na função. Essa lista me protege? Resposta: SIM! Hoje o que acontece sem a lista é que o copiloto é DUPLAMENTE penalizado! Pense nesse cenário: O Piloto “JOÃO” entrou na empresa há 10 anos, como copiloto da empresa G. A empresa G vê uma oportunidade no mercado e precisa ocupar slots disponíveis no cenário da aviação rapidamente, mas há um problema ai: A empresa não consegue treinar (promover copilotos, contratar e treinar novos copilotos para tapar o “buraco” dos copilotos promovidos) pilotos a tempo. Por essa razão a empresa G prevê em manual a contratação DEC (direct entry captain). A LISTA ÚNICA serve para resguardar direitos. Porque o Piloto “JOÃO” que já está pronto para ser promovido, tem que ser penalizado duplamente? Logo que a empresa G arrume a logística para promovê-lo, a justiça está feita em caso de Lista Única! Sem a Lista, como é hoje, ele além de perder a vez na promoção vai perder também benefícios pelo tempo de casa como: férias em meses concorridos, pedidos de folgas, escala de fim de ano, mudanças para um equipamento maior e etc. E- “A LATAM fez a LISTA ÚNICA e mesmo assim contrataram 55 comandantes, não adiantou nada”. Resposta: Vamos falar desse caso especifico Latam. Assim como na Gol, há previsão no manual que, em caso de necessidade, contratar comandantes direto na função. Mesmo havendo copilotos com as marcas para elevação. Esse copiloto já “pronto”, hoje, sem a lista, seria duplamente penalizado na Latam, como por exemplo, perder prioridade no embarque de benefícios, pedido de férias, pedido de folgas, escala de fim de ano e etc. Todo tipo de benefício que a antiguidade traz foi perdido, além é claro do “by- pass”. Com a Lista Única, já que a contratação DEC (direct entry captain) foi necessária, logo após sua promoção ele recupera seu lugar que lhe é de direito, e tudo volta ao seu devido lugar. O “by-pass” nesse caso foi apenas uma situação pontual, que foi corrigida após a promoção. F- Essa iniciativa envolve o SNA ou ASAGOL? Resposta: Inicialmente não envolve. A ideia é de que através desse abaixo assinado, a empresa inicie estudo de viabilidade da LISTA ÚNICA, assim como suas regras , e após ter aprovação de ambos. Esse abaixo assinado é de iniciativa de um grupo de pilotos da empresa (comandantes e copilotos). G- Quem já está em alguma Base, perderá esse direito? Resposta: NÃO! Não haverá mudanças para os tripulantes que já estejam alocados nas bases. Após a implementação será seguida a ordem da Lista. H- O que muda em caso de demissão? Resposta: NADA! No caso de redução de força de trabalho, já existe a previsão de seguir a ANTIGUIDADE pela CCT. Apenas no caso da seleção interna que existirá a correção, e passa a valer a data de ground school como piloto! Essa “distorção” será corrigida pela LISTA ÚNICA. I- “Hipoteticamente... Se a empresa comprar a LATAM, AZUL, SIDERAL, ou outra empresa qualquer, como eu estarei protegido?”. Resposta: Como é hoje, SEM a lista, acabam acontecendo distorções. Os pilotos são mesclados ou entram em data específica, o que acaba aumentando a fila para copilotos e comandantes. Com a LISTA ÚNICA em vigor, os pilotos da empresa “incorporada” entrará atrás do último copiloto de nossa empresa, como é prática do mercado mundial. J- “Assim como ocorreu no passado em outras empresas brasileiras? O que houve quando a VARIG incorporou a RIO SUL?” Resposta: Exatamente o que a LUP propõe. Ex: Os pilotos da Rio-Sul e da Nordeste, casos mais recentes, foram admitidos atrás do último copiloto na Varig. O mesmo ocorreu com alguns pilotos da VASP que foram voar lá também. K- “No caso Webjet, o que mudaria com a LISTA ÚNICA?” Resposta: Não teríamos esse imbróglio jurídico que se arrastou por muito tempo, causando distorções na lista. Com a Lista Única na época da aquisição, o primeiro da Web entraria atrás do último da fila na empresa. L- Haverá By-Pass na Seleção interna? Resposta: NÃO, seleção interna entra na data do ground school de piloto, corrigindo inclusive quem já entrou via interna. M- “Ingressei na empresa como copiloto e após alguns anos, a empresa contratou DEC comandante direto para função. Essa lista me protege?” Resposta: SIM!! Essa é a função da lista. Esses pilotos entrariam na LUP atrás do último copiloto. N- Caso, hipoteticamente, a Gol “compre” uma empresa aérea do mercado atual, o que acontece? Resposta: Sem a LUP, ocorrem as mesmas distorções do passado. Os comandantes serão mais antigos que os copilotos que já voam na empresa, podem ser copilotos que estão 1 mês, há 10 anos ou mais. Com a adoção de lista única de pilotos adotada pela LATAM, isso já não ocorre mais naquela empresa, onde foram abertas 55 vagas para DECs recentemente. O- Atualmente no Brasil, quais empresas adotam a LUP? Resposta: Das 3 maiores Cias no Brasil apenas a Gol ainda não adota a LUP. A AZUL adota a LUP desde o início de suas operações e a LATAM passou a adotá-la recentemente. Assine a petição Lista Única Pilotos GOL Linhas Aéreas! Link abaixo (ATENCÃO, é preciso confirmar o e-mail, verifique se a confirmação não foi para caixa de SPAM). https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR111576 https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR111576

Assinaram o abaixo-assinado