Abaixo-assinado Pela punição CRIMINAL do responsável pelo crime cometido contra cavalo em Pinheiral, RJ, e sua destituição de suas presente atribuição na Defesa Civil

Para: DPMA, Polícia Civil, Ministério Público, Prefeitura de Pinheiral, Governo do estado do RJ, Defesa Civil, OAB-RJ

Nós, abaixo-assinados, tomamos conhecimento do crime de flagrantes maus tratos e assassinato hediondo de um cavalo a golpes de marreta e ponteira no município de Pinheiral, RJ.

O BO da ocorrência foi feito junto à DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) pelo Sr. Fabiano Jacob que anexou à denúncia o video do crime em DVD no dia 03 de novembro.
(foi feita uma cópia do video, para o caso deste vir a ser removido do YouTube)

O crime, segundo as informações recebidas, foi cometido por funcionário(s) da Defesa Civil do Município __ supostamente pelo próprio chefe da Defesa Civil local __ no dia 01 de novembro, quando este animal, ao invés de ser acudido e resgatado, foi barbaramente executado a golpes de marreta e ponteira em sua cabeça.
O video explicita os requintes de crueldade a que o funcionário público submeteu o animal. O cavalo, que havia sido vítima de um atropelamento, sequer teve a chance de receber atendimento médico-veterinário que evidenciasse a necessidade eventual de uma eutanásia ou não.
Registre-se o fato de que o que foi feito a este animal não se enquadra em absoluto em algo que de leve possa se assemelhar a um ato de eutanásia por compaixão, em tudo se enquadrando na categoria de uma dolorosíssima execução criminosa.
EXIGIMOS que este ato criminoso seja amplamente investigado e PUNIDO, já que a responsabilidade do autor aqui é DUPLA, por se tratar de pessoa ligada ao governo do muncípio, encarregada, pela própria função e cargo que ocupa, paga com o dinheiro do contribuinte, de prestar SOCORRO às vítimas de situações como esta.
Vale sembre lembrar o dispositivo constitucional expresso no artigo 225, parágrafo 1, inciso VII de nossa Lei Maior, que expressamente declara como crime crueldade praticada contra animais e define a sua inibição como uma clara atribuição do Estado brasileiro.
Como primeira medida, solicitamos o afastamento/desligamento sumário do(s) envolvido(s) de sua função, já que evidentemente a(s) pessoa(s) em questão não tem a menor qualificação técnica, moral e psiquiátrica para lidar com a vida de pessoas/animais que necessitem de assistência responsável.
Condições mentais que configuram evidentemente transtorno de caráter são definitivamente incompatíveis com atribuições relacionadas à prestação de serviços desta natureza junto à sociedade.
Exigimos ainda que desta vez tamanho crime, hediondo por sua natureza intrínseca e indiscutível, diante da vulnerabilidade da vítima, e da atribuição de responsabilidade do(s) envolvido(s), resulte em GRAVE PUNIÇÃO, penal e civil.

3.302 Pessoas