DIGA NÃO A PRIVATIZAÇÃO DA FORTALEZA SANTA CATARINA - CABEDELO/PB

Para: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, IPHAN, Governo do Estado da Paraíba, Senadores da Paraíba, Deputados Federais e Estaduais da Paraíba, Prefeito e Vereadores de Cabedelo.

DIGA NÃO A PRIVATIZAÇÃO DA FORTALEZA SANTA CATARINA - CABEDELO/PB

Tombada pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938, a Fortaleza Santa Catarina em Cabedelo/PB é o mais significativo monumento histórico-militar do Estado da Paraíba.
A Fortaleza é administrada por grupos e instituições culturais da comunidade local desde 1991, quando assumiram a manutenção da edificação que encontrava-se abandonada e desde então é mantida, unicamente, pela sociedade civil ,sem contar com recursos financeiros de nenhuma esfera do Poder Público, sendo uma das maiores, mais bem conservadas e visitadas do Brasil - Modelo da capacidade e comprometimento do Povo Brasileiro com a preservação de sua história e sua identidade nacional.
A Fortaleza funciona como um Centro Cultural, como um Ponto de Cultura, de uso intenso pela comunidade, com exposições, comercialização de artesanato, realização de eventos culturais, artísticos e turísticos diversos, além de abrigar as atividades de vários segmentos da cultura local gerando, consequentemente, renda, uso, ocupação e sua revitalização.
Mesmo apesar disso, o Ministério do Turismo, desconsiderando e sem a audição das pessoas do lugar, recentemente, anunciou a intenção de conceder comercialmente à gestão do monumento à iniciativa privada para a instalação de empreendimentos hoteleiros seguindo o modelo do "Programa Revive" há algum tempo em implementação em Portugal onde prédios arruinados ou sem uso têm sido transferidos à empresários para a instalação de Pousada.
Destarte eventuais méritos do "Programa Revive Portugal/Brasil" é importante destacar que, no caso da Fortaleza Santa Catarina, ele parte de premissas equivocadas que nem de longe justificam ou são aplicáveis. A Fortaleza não é "Devoluta (Desocupado, sem uso)" e, na verdade é muito bem usado pela população - Certamente tem maior mérito do que servir de hotel.
Ao invés de privatizar essa parte da Memória do Brasil não seria a ocasião dos Poderes Públicos, a começar pelo Município, cumprirem seu papel constitucional e se juntarem à População na defesa daquele monumento nacional em uma gestão compartilhada e harmoniosa com a participação de todos - Governo, Sociedade e Iniciativa Privada?
DIGA NÃO A PRIVATIZAÇÃO DA FORTALEZA SANTA CATARINA - CABEDELO/PB!!!
ASSINE ESTE ABAIXO-ASSINADO.
  1. Actualização #2 Link para A Audiência da ALPB

Criado em quinta-feira, 30 de julho de 2020

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA DEBATERÁ AMANHÃ À CONCESSÃO DA FORTALEZA À INICIATIVA PRIVADA! A audiência pública acontecerá hoje, 30/07, a partir das 14h30. Link: https://www.youtube.com/watch?v=eQBuwQdsBdI

2. Actualização #1 ALPB DEBATE CONCESSÃO DA FORTALEZA AMANHÃ

Criado em quarta-feira, 29 de julho de 2020

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA DEBATERÁ AMANHÃ À CONCESSÃO DA FORTALEZA À INICIATIVA PRIVADA! A audiência pública acontecerá amanhã, 30/07, a partir das 14h00 e será transmitida pela facebook e pelo canal do youtube da Assembléia Legislativa - Acompanhe a transmissão: https://www.facebook.com/AssembleiaPB/ https://www.youtube.com/user/LegislativoPB

DIGA NÃO A PRIVATIZAÇÃO DA FORTALEZA SANTA CATARINA - CABEDELO/PB, para Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, IPHAN, Governo do Estado da Paraíba, Senadores da Paraíba, Deputados Federais e Estaduais da Paraíba, Prefeito e Vereadores de Cabedelo. foi criado por: Fundação Fortaleza Santa Catarina.
1.222 Pessoas