Contra a sobrecarga de atividades durante o ensino dirigido aplicado pela FACOM durante a pandemia de COVID-19

Para: Faculdade de Computação - UFMS

Durante a pandemia do COVID-19, a UFMS definiu o uso de estudo dirigido como medida para contornar a situação que pede por isolamento social.
Os acadêmicos da FACOM tem encontrado o seguinte panorama:
- Dificuldades com a sobrecarga de atividades propostas pelos docentes;
- Atividades extremamente complexas sendo propostas por docentes para cobrir presenças, listas de exercícios e as vezes até as aulas;
- Muitos professores que não estão nem passando vídeo-aulas e aparecem somente no dia das avaliações depois de ter jogado atividades no sistema AVA de ensino a distância;
- Algumas disciplinas que eram ofertadas com aulas praticas, com carga horaria igual ou superior a 68h, estão sendo todas passadas teoricamente, sem disponibilizar aos discentes o uso desse tempo para a execução das atividades propostas;
- Algumas atividades que deveriam durar o tempo da aula estão durando muito mais tempo para serem completas;
- Desorganização por parte dos docentes em relação a data de provas, por exemplo, devido a chegada tardia do decreto que definiu o uso das TICs até o fim do semestre 2019-1* que acabou amontoando provas para a semana subsequente a sua data de validação;
- Desorganização com as atividades que valem ou não nota, em uma hora a lista de atividades é só pra praticar o conteúdo, mas em outra hora e em cima do prazo vale presença em todos as aulas durante a pandemia;
- Professores aplicando o contexto "Vou dificultar a prova de vocês porque vocês farão a distância";
- Professores atropelando conteúdos e finalizando o material do semestre;

Como consequência muitos alunos vão reprovar ou estão tendo que cancelar disciplinas, o que está atrapalhando todo o projeto montado por esses para concluir sua formação. A sensação dos alunos é que os professores estão cada um imaginando que existe só a sua matéria e que pensam que nós não estamos fazendo nada só porque estamos em casa durante a pandemia. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE A UNIVERSIDADE TRABALHA NO ESQUEMA SEMESTRE PAR E SEMESTRE IMPAR, HAJA VISTA ALUNOS QUE REPROVAREM DE CERTAS MATÉRIAS AGORA OU AS CANCELAREM SÓ PODERÃO REFAZELAS NO ANO QUE VEM!

Diante do descrito os assinantes desse abaixo-assinado requerem a seguinte solução:
- Organização por parte dos professores em relação ao semestre;
- Novo cronograma para as avaliações;
- Pensamento mais humano por parte dos professores;
- Acompanhamento da diretoria e coordenação com relação as atividades propostas por cada docente;
- Padronização das TICs;

* https://www.ufms.br/ufms-com-toda-sua-historia-trabalha-com-ciencia-seguranca-e-olhar-humano/ (Portaria nº 540 , 05 de maio de 2020)