Petição Pública Brasil
Criar Abaixo-assinado
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado:
Abaixo-assinado Contra a exclusão do espanhol da grade curricular da Rede Municipal do Rio de Janeiro
, para Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro
Nome
Comentário
maclovia s.
todas as línguas nos ajudam a sermos melhores pessoas e compreendemos as diferentes práticas e modos de viver. Através do ensino de linguas, nossa humanidade cresce.
Elias S.
A língua espanhol é a língua falada por praticamente toda América Latina. Como poderemos interagir com toda a América Latina sem falar espanhol?
gertilene a.
acho o cumulo tudo o que estão querendo fazer,o espanhol era pra ser uma aula obrigatória como ingles,dentre outros.estou estudando espanhol e esta me ajudando muito.
rayane l.
Sou professora de Língua Espanhola, e sei o quanto esta língua é importante para meus alunos, onde os mesmos a partir dela se reconhecem como latinos americanos, se comunicam com facilidade em suas viagens e podem optar sem medo pela língua espanhola nos vestibulares.É mesmo um absurdo excluir da grade curricular uma disciplina tão importante, que além de formar um bom "hablante", forma também boas pessoas, pois se trabalha diversidade cultural, variações linguísticas, e o mundo em si. Lamentável mesmo, ainda mais para um país que se enche de orgulho ao falar da copa, quero ver como vão se comunicar com os turistas. Brasil regredindo como sempre! É pra frente que se anda...educação é prioridade!
NAGILA A.
Não devemos retirar um conteúdo que ajudará muitos alunos a conhecer outra língua, como também ajudá-lo a ingressar no mercado de trabalho. Nunca ouviram em falar em MERCOSUL?
Jessica D.
Acho que vocês vão estar prejudicando tirarando , o ensino dessa materia das escolas.
Rosangela N.
É necessário que se disponibilize um ensino de línguas suficiente. Os alunos tem o direito de poderem estudar o espanhol.
André P.
É uma disciplina de fundamental importância para a formação do nosso povo. Tem haver com a nossa história, nosso passado e estamos cercados, literalmente, de pessoas que a tem como língua-mãe.
maria a.
Muito se fala em democratizar a educação... excluir ao invés de ampliar o acesso do aluno da rede pública às línguas extrangeiras é um verdadeiro absurdo!!!
Mariza A.
Absurdo num mundo globalizado tirar a possibilidade de mais uma língua estrangeira!
Antonio M.
A escola pública de Cláudia Costin é para "inglês" ver !! Todo apoio aos colegas professores de Espanhol !!
Henry S.
O Brasil faz parte da América Latina. O inglês não é a língua que representa nossa região. A escola pública deve primar pelo multilinguismo e multiculturalismo, e não estar a serviço de um mercado internacional imperialista.
João T.
Não se pode far em retirada de qualquer língua estrangeira já existente nos currículos escolares mas, sim, de adesão. Principalmente nos tempos em que vivemos de internacionalização e globalização. Caso contrário, teremos que arcar com as conseguências sérias no futuro, como é o caso do inglês (Veja o Programa Federal "Inglês sem Fronteiras"). Estamos a pagar pelas políticas de ensino de línguas estrangeiras a partir de 1970!
celio j.
Excluir o idioma Espanhol da grade curricular, é medida de puro descaso com a educação.
maria s.
Excluir nunca, incluir mais conhecimentos é o mais necessário. O brasil precisa de mais cultura e educação.
Marcilene L.
Absurdo o que querem fazer. A língua espanhola é importante sim e os profissionais concursados como ficaram?
Francisca M.
Acho um retrocesso a retirada do espanhol do RJ.
ANDREA R.
Em um contexto no qual a valorização do conhecimento deveria ser ampliada, visto que há inúmeras iniciativas do governo federal para um intercâmbio de saberes, a exemplo do "CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS", excluir o ensino de idiomas, no caso específico, do espanhol, em um município que é um cartão de visitas do país, é até risível.
Elizangela K.
Estamos na américa latina.
Sergio J.
Em um mundo globalizado, o ensino de línguas estrangeiras deve ser amplo de tal maneira que o aluno da rede municipal não se limite ao aprendizado da língua inglesa. Devemos lembrar que vivemos em um continente em que a língua espanhola prepondera e também ressaltar o crescimento da população de origem hispânica em países como o Estados Unidos para mostrar a necessidade do aprendizado desta língua.
anterior
1
...
8
9
10
11
12
13
14
seguinte
Assinaram o abaixo-assinado
4.204
Pessoas
Assinar Abaixo-Assinado
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.
Ler texto do Abaixo-Assinado
Lista de todos os abaixo-assinados