Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Contra a lei que proíbe a leitura de Guimarães Rosa na escola, para Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais; Deputado Estadual Bruno Siqueira (PMDB); Deputado Estadual Adelmo Carneiro Leão (PT); Deputado Estadual Almir Paraca (PT); Deputado Estadual André Quintão (PT)

NomeComentário
Tiago .E assim caminha a humanidade. Enquanto poucos se empenham a salvar este pais das garras de fascistas e moralistas... outros muitos fazem de tudo para destruir a historia cultural de nosso pais, historia esta, que através de cantos e poemas, mostram como que, a trancos e barrancos, conseguimos chegar a onde estamos. Estes políticos inescrupulosos quem definitivamente destruir nosso futuro, apando o nosso passado. Lastima...
Melina A.Absurdo!
antonio p.meu deus isso é uma inquisição nos tempos de hoje.
Valciney R.Isso é um atentado contra a cultura literária brasileira.
Jacqueline B.A língua é viva, expressa emoções, culturas e modos de expressão distintos. Aí reside sua beleza e liberdade. Nossa língua não se restringe à variedade padrão. Saber português é saber adequar a fala às várias situações sociais de comunicação. Proibir a leitura de Guimarães Rosa é proibir a beleza e a liberdade!
Maria Q.Antes de propor um projeto, que tal consultar de forma democrática aqueles que entendem e lidam com o assunto profissionalmente e no seu dia-a-dia? Expor os estudantes a formas de expressão não aceitas pela norma culta não significa, necessariamente, endossar "erros" gramaticais e ortográficos. É, isto sim, fazê-los entender que é algo vivo que depende de contexto social também. A norma culta é produtos das elocubrações dos gramáticos e é necessária para a comunicação no mundo das relações formais. Fora deste âmbito, e mesmo nele desde que de forma circunstanciada, imperam soberanos os usos populares. Ao invés de proibir tais usos--coisa ridícula e inútil---é explicar o que exprimem e de onde saíram, por exemplo. Não é ridículo fazer um personagem sertanejo falar como um acadêmico, um gramático? Não se trata de criar um esteriótipo mas de se observar um contexto.
Izabel M.Guimarães Rosa não é erro, é riqueza linguística. Esta lei só pode vir de um não-leitor dos clássicos brasileiros.
Ricardo C.Isso é Ditadura
Humberto L.Assim não dá.
Maria V.Para quem nao conhece o que e uma obra literaria de valor cultural e educacional proibi-la realmente e nao saber o que norma culta. Que e proibam projetos de lei como este, ai sim estaremos protegendo nossos alunos e enriquecendo a cultura brasileira
Ana C.No minimo um absurdo total. Provavelmente, o deputado e desprovido de cutura, motra seu preconceito e com isso sua ignorancia total de historia do Brasil, da importancia de Guimaraes Rosa e outros. o que mais se precisa hoje, e estimular o jovem a ler e adquirir cultura.
Rafaela Z.Tinha que ser nesse país de política suja e mesquinha mesmo. Invés de batalhar pra conquistar o apoio e confiança popular, esses deputados só trabalham pela ignorância da população. Afinal, povo burro vota mal. Antes de criticar Guimarães Rosa e Clarice Lispector, criem um pouco de vergonha na própria cara que têm.
Ana R.A norma culta deve ser ensinada e não imposta!
Otávio B.A limitação da cultura e a deturpação do ensino começam no mais alto escalão do país. Logo, a sociedade, embutida desse conceito de educação, já degradado, tende a sucumbir. Modelo educacional antiquado, desvalorizado pela sociedade e com o professor na pior das posições. A mudança é necessária imediatamente.
Thiago P.Simplesmente absurdo e inaceitável.
EDSON A.Sou professor de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira. Acho importantíssimo para o desenvolvimento intelectual dos alunos a leitura de obras literárias de Guimarães Rosa. Quem são os deputados que, ao invés de elaborarem leis que ajudem a comunidade eleitoral, emburrecem a sociedade em geral?
Jurema M.Que eles se preocupem mais com a fome, desemprego, saúde de uma população tão carente.
Thaís F.Como estudante de Letras e futura professora de Português e Literatura, acho um absurdo a proibição de grandes nomes da mesma!
Laíssa R.É ridículo proibirem livros cujos autores fazem parte da literatura brasileira. Livros de autores consagrados os quais estão sendo mal interpretados, os alunos já não tem interesse na leitura pela falta de variedade... e ainda querem proibir a distribuição desses livros, acorda Brasil!
Paulo Y.Seria mais interessante se estivéssemos mais preocupados com a educação do que com a política.

Assinaram o abaixo-assinado
12.249 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado