Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: ABAIXO-ASSINADO EM DEFESA DAS ESCOLAS ESPECIALIZADAS E CONTRA O DECRETO Nº 12.686/2025, para Governo Federal, Presidente da República, Supremo Tribunal Federal

NomeComentário
Alisson S.Eu sou pai de criança especial e quero o direito dele ter o ensino conforme a especialidade dele
Isabel .Contra o decreto
Josiane .Sou contra o fechamento das APAEs .
Silvanaaparecidacarvalho .Não contra o fechamento das escolas ajuda muitas crianças especiais e muitas famílias
Carla .Sou contra o fechamento das APAEs
GENIVALDO S.Tenho filho matriculado em uma unidade APAE e seria lamentável ter que move-lo para uma unidade de ensino que mascararia a "inclusão" sem a possibilidade de atenção adequada
Graziele s.Eu apoio todas as apaes e estou conta o decreto n° 12.686/2025
Rafaela .Ótima causa
Michelle .Não concordo que feche as escolas especiais ,tem que continuar aberto
Gisele .Sou contra ao fechamento
CELSO J.Somos completamente contra esse desgoverno e suas políticas públibicas.
Aline Y.Sou contra o fechamento das APAEs.
Adriana L.Eu apoio as APAE
Arielle v.Apoio!!!!
Andréia k.Sou contra o fechamento da escola
ADILSON L.NAO E JUSTO ESSE DECRETO 12.686/2025.
Mirelly .Sou totalmente contra o fechamento das APAEs, porque isso não representa inclusão verdadeira. Pelo contrário, seria um retrocesso. A APAE tem um papel fundamental no atendimento especializado, acolhimento e desenvolvimento das pessoas com deficiência, oferecendo apoio individualizado que muitas vezes a escola comum ainda não consegue garantir. Incluir não é simplesmente colocar todos no mesmo espaço, mas assegurar condições reais de aprendizado, respeito às diferenças e apoio adequado a cada necessidade. A inclusão precisa ser feita com responsabilidade, estrutura e profissionais capacitados — e as APAEs são grandes parceiras nesse processo. Fechar essas instituições seria negar o direito de muitos alunos de terem um espaço que os compreende e os ajuda a se desenvolver com dignidade.
Dóris .Como manter nossos filhos em escola normal?? Eles são especiais e dependem de um profissional todo momento,pelo amor de Deus olhem o que estão tentando fazer? Quem criou esse decreto por acaso tem alguma pessoa especial? Com certeza não tem !!!
RICARDO V.Sou a favor da inclusão de verdade — aquela que respeita as diferenças e valoriza quem, como as APAEs, faz um trabalho transformador. Decreto nenhum pode apagar essa história
ANTONIO M.Sou a favor das escolas especializadas

Assinaram o abaixo-assinado
157.923 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado