Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: ABAIXO-ASSINADO EM DEFESA DAS ESCOLAS ESPECIALIZADAS E CONTRA O DECRETO Nº 12.686/2025, para Governo Federal, Presidente da República, Supremo Tribunal Federal

NomeComentário
Sueli .É um retrocesso para nossa educação!
Ana .Vamos salvar nossas Apaes
Marli .Eu apoio as APAES
Leandra S.Temos que ter mas escolas especiais e não colocar as pessoas com deficiência nas escolas pra sofrer com preconceito e até mesmo com violência física
Elisângela .Em defesa das escolas especializadas.
Rosilane s.Não acabem com a APAE das crianças
Alessandra .Sou contra o decreto
Bruno N.Esse trabalho não pode parar
Edite .As escolas especializadas têm um papel fundamental na garantia do direito à educação inclusiva e de qualidade para pessoas com deficiência. Elas oferecem um atendimento que vai além do conteúdo pedagógico: proporcionam acompanhamento individualizado, profissionais capacitados e recursos adequados para cada necessidade. Fechar essas escolas seria negar o direito de muitos alunos a um ambiente que compreende suas particularidades e respeita seu ritmo de aprendizado. Embora a inclusão nas escolas regulares seja importante, ela não pode substituir o trabalho específico e cuidadoso que as instituições especializadas realizam. Essas escolas oferecem apoio terapêutico, estimulação cognitiva, social e emocional, e contribuem para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. São espaços que acolhem, adaptam e transformam a educação em algo realmente acessível. Seria um retrocesso nos direitos das pessoas com deficiência e uma perda irreparável para toda a sociedade. O ideal é fortalecer a parceria entre escolas regulares e especializadas, garantindo que cada aluno tenha acesso àquilo que realmente precisa para aprender e se desenvolver com dignidade.
ANDREA M.As escolas regulares não tem infraestrutura para nossas crianças especiais.
Pamela .não aceito q as apaes fechem
Jaqueane .Nossos filhos precisam de inclusão na prática pois as escolas convencional deixam eles largados.
Felipe ..
Kethyllen M.Eu acho um absurdo fecharem as apaes não é justo com quem precisa
NATALINA .As APAES são extremamente necessárias para as nossas crianças com necessidades especiais
FRANCINE B.Acabar com as escolas de educação especial é retrocesso!!
Andreia .Um absurdo acabarem com as escolas especializadas
JAIME C.Não podemos ficar sem nossas apaes
Sandra .Eu sou contra o fechamento das APAES
EDIMERI K.Isso e um retrocesso! Exclusão

Assinaram o abaixo-assinado
157.923 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado