Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Petição Pública pela manutenção e continuidade das políticas indutoras PRO-Saúde e PET-Saúde, para Ao Ministro da Saúde Arthur Chioro e ao Ministro da Educação Henrique Paim,

Nome Comentário
Eluzinete S. Manutenção do PET Saúde Mental/Pró Saúde
Mariana N. O programa traz muitos benefícios para todas os seguimentos envolvidos.
Cláudia L. “A experiência de atuar como Preceptora de um PET Saúde Mental (Programa de Educação pelo trabalho para a saúde) possibilitou contribuir com a formação profissional dos futuros profissionais de saúde no papel de facilitadora no contexto do uso de álcool, crack e outras drogas. Ainda nos oferece a oportunidade de retornar ao meio acadêmico, contribuindo no compartilhamento que emana da integração entre serviço de saúde, comunidade e o meio acadêmico.”
Carlos M. O programa é de extrema importância para a inserção dos estudantes de saúde na realidade da saúde pública do país e é um ganho também para o Estado, a partir do ponto que ganha estudantes capacitados para participar de seus programas.
Hudson . Reivindicamos um maior número de vagas para o programa do PET- Saúde
Marger V. Ë necessário a continuidades destes programas
Reinaldo m. Importantíssimo papel transformador
Ronison F. O PET tem sido importantíssimo na estratégia de formação de profissionais de saúde realmente implicados com o SUS, qualificando não somente os profissionais mais o cuidado em saúde pública.
Luiz P. Imprescindível em face da piora da saúde, sobretudo em função das grandes corporações que distribuem medicamentos como venenos, que se igualam no poder devasador.
josiane f. O pet e um programa muito importante para a formação acadêmica quanto para oa portadores de doença mental
Ricardo L. Acho indispensável a estratégia do PET-Saúde no sentido de reforçar a interação clara entre a academia, o ensino e o serviço por meio das ações conduzidas nos grupo PET. Por isso sou favorável a manutenção destas ações nas instituições. Participamos do I Fórum sobre manejo clínico da Doença de Chagas, em Gravatá-PE onde mostramos junto ao estado de Pernambuco o trabalho realizado no município de Petrolina-PE pelo grupo PET-Saúde Doença de Chagas-Univasf. Estavam presentes o Prof. João Carlos Pinto Dias, uma sumidade no assunto que dispensa comentários O Prof. Wilson de Oliveira Junior que já vem trabalhando a anos com a doença no país, O prof. Renato Vieira Alves-representando o MS e vários municípios participando das ações do programa SANAR do Governo Pernambucano para doenças negligênciadas dentre as quais a doença de Chagas é uma delas. E assim a ação iniciada neste grupo PET foi vista num cenário estadual e nacional. Por esta e milhares de outras razões é que o programa deve continuar! Link do grupo Acessem! https://www.facebook.com/groups/525661200800500/?fref=ts
Larissa C. Os projetos foram muito prejudicados pelo atraso de mais de um ano para a liberação das verbas, tornando inviável cumprir todas as metas propostas em tempo hábil da finalização das bolsas.
sayonara l. Programa que proporciona uma vivência de crescimento de conhecimento tanto para acadêmicos como para profissionais envolvidos no PET
Closeny M. O PET é uma estratégia de inserção precoce do aluno no mundo do trabalho que precisa ter continuidade, pois não só fortalece o vinculo dos futuros profissionais com a comunidade como também proporciona o empoderamento de todos os atores envolvidos, do controle social e da qualidade no atendimento do SUS. Oportuniza também a produção do conhecimento fora dos muros da academia proporcionando a verdadeira integração Ensino-serviço-comunidade com potencial para transformação da realidade de saúde que existe atualmente.
Ágata A. O PET Saúde é muito importante para a Universidade e para a População. Por isso assino a favor da continuação do PET saúde.
Elaine B. É muito importante que políticas indutoras para a formação dos profissionais de saúde mantenham sua continuidade e promovam o fortalecimento das relações entre IES e Secretarias da Saúde, para o bem maior que é o usuário, a comunidade.
Dirlene S. O PET Saúde contribui para o crescimento do acadêmico que se depara com a realidade da saúde pública brasileira. O SUS é o melhor universo de aprendizagem e de se tentar transformar a realidade das pessoas. Trabalhar com saúde de outra forma, é tentar transformar a realidade e desenvolver outras formas de gestão.
Maria M. È realmente importante dar continuidade às políticas indutoras relativas ao SUS pois há muito o que trabalhar para que o SUS seja cada vez melhor implementado e aperfeiçoado em suas diferentes práticas. A formação para o SUS é viabilizada no próprio contexto do SUS, envolvendo o trabalho de profissionais dos serviços, gestores, estudantes e professores universitários por meio de projetos elaborados a partir destas importantes políticas indutoras.
Sinara D. Não temos que acabar com estes programas e sim ampliá-los, pois considero os mesmos, as melhores estratégias de interação entre ensino e serviço já realizadas . Concordo que precisa-se fazer alguns ajustes, sem é claro perder a essência dos projetos que é unir o ensino ao serviço,ou seja, a teoria á prática.
karla r. avançamos muito nestas 3 edições de pet tanto no ensino como na relação ensino-serviço, precisamos continuar os projetos iniciados e qualifica-los.

Assinaram o abaixo-assinado
2.417 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado