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Abaixo-assinado A língua em que as questões de LE no ENEM devem ser elaboradas
, para Professores e Pesquisadores da Área de Ensino de Línguas
Nome
Comentário
VITÓRIA P.
Concordo com o abaixo-assinado e acrescento que devemos pensar sim, em novas maneiras de se avaliar os futuros profissionais do país.
Helen F.
Concordo com a proposta e assino abaixo.
Alba L.
Estou de acordo
Gabriela M.
Excelente iniciativa. Precisamos de ações dessa natureza para mudarmos o atual cenário do ensino de línguas estrangeiras no Brasil.
Renato B.
Vamos colocar outras línguas nas escolas... não só o inglês e o espanhol.
Rosane P.
Participo da elaboração de provas do ENEM e acredito que questões em inglês dão maior liberdade ao/à elaborador/a e podem resultar em questões mais variadas e que exploram melhor a língua.
Debora O.
Premência maior, não existe para a nossa área. Obrigada pela iniciativa; sinto-me representada.
Jaqueline B.
Isso dará maior visibilidade ao exame
Glênio S.
Assinei porque acredito na Janaína Weissheimer.
LANA N.
Como professora acho válido. É uma maneira inteligente de estimular a aprendizagem.
Laura S.
Parabéns pela iniciativa!!!
GABRIELA M.
..
Luiza S.
Concordo, com ressalvas. Para que possamos trabalhar as atividades de recepção e produção em LE nas salas de aula, precisamos de uma carga horária maior do que nos é dada no Ensino Médio e Fundamental. Como professora de língua espanhola no Ensino Médio, conhecendo a realidade das escolas (privadas), com 40 ou mais alunos em sala de aula e uma hora/aula por semana, é difícil obter êxito no desenvolvimento das quatro habilidades. Que a luta se estenda não só ao ENEM, mas na valorização das disciplinas de língua estrangeira nas escolas.
Laura M.
Avaliar para melhorar.
Douglas C.
O solicitado por este abaixo-assinado alinha-se com as sugestões apontadas pelo grupo de especialistas que discutiu o ENEM, em reunião organizada pelo INEP, em novembro de 2011.
Aline V.
Qualidade de ensino requer esforço e trabalho!
Maralice N.
Ato em relação a política linguística do país. Todos têm direito a aprenderem línguas estrangeiras.
HENRY S.
Melhorar a qualidade e a frequência do ensino de línguas estrangeiras nas escolas deve ser uma prioridade.
DARCILIA S.
Sou plenamente a favor de que o ensino de língua estrangeira volte a treinar a fluência oral e escrita na língua alvo.
FRANCISCO L.
PARA QUALQUER EXAME QUE SE APLIQUE AO CONHECIMENTO DE LÍGUA ESTRANGEIRA, POR CONSEQUÊNCIA ESPERA-SE SUA ESTRUTURA NA LÍNGUA ALVO E, NÃO VERNÁCULA
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