Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Crime de Racismo na UFMA, para Universidade Federal do Maranhão/UFMA

NomeComentário
James C.Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira.O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos.Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos. Martin Luther King
UBIRIAM A.Isso não pode acontecer, que o professor seja punido de acordo com a lei.
Joyce F.Sou negra, pedagoga formada pelo Universidade do Estado do Pará e concluinte da especialização em Psicologia Educacional pela mesma universidade.Não consigo acreditar como uma coisa dessas acontece em uma universidade, ainda mais vinda de um professor, até parece que ele não fez licenciatura pois está comentendo crimes gravíssimos contra sua profissão, a humanidade e tenho certeza que pensadores da educação devem estar se recontorcendo no túmulo de raiva deste homem.
Rebeca S.Repudio totalmente a atitude desse professor! Se é que é digno de assim ser chamado.
danubia r.isso é uma vergonha, um estado que a maioria dos habitantes são negros!!!
ABENIAS L.ESTE PROFESSOR É PRIMITIVO! EI, ACORDO AMIGO, É SECULO 21
Bruna S.Sou aluna da Universidade de Brasília e me solidarizo à luta das e dos estudantes de Engenharia Química da UFMA contra o professor racista e xenófobo Cloves Saraiva. Aqui na UnB tivemos um caso parecido em 2007, no Instituto de Ciência Política, quando alunas/os gravaram declarações de outro professor racista, Paulo Kramer, e levaram à reitoria da Universidade, que instaurou procedimento administrativo para apurar o caso (http://www.direitos.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3542&Itemid=2). A punição a esse professor foi bastante leve, então espero que a UFMA adote procedimentos mais rigorosos para punir as declarações racistas desse professor e responder de alguma forma à humilhação sofrida pelo aluno. Um homem como esse professor não deveria estar em sala de aula, e vocês estão de parabéns por tornar pública e se manifestar contra essa situação inaceitável, pois sabemos que ainda há vários casos de racismo em que as pessoas que presenciam, infelizmente, se omitem.
Rodrigo C.NÃO AO RACISMO!!!!
Maria G.Racismo é o mais vil dos crimes!
ANA S.Todas as pessoas que cometem este tipo de preconceito merecem serem severamente punidas,mas infelizmente as nossas leis não são tão rígidas a ponto de abolir de vez essa discriminação. l
Christian H.Lamentavel que um pais que se diz civilizado continua a ter esse tipo de acontecimento. Parabens aos colegas de classe que tomaram uma atitude contra esse ato horrendo.
Deborah S.é inadmissível
Luís B.Triste ver um professor agindo dessa maneira. Um preconceito enraizado que se mostrou na sua atitude primeira e nas tentativas de se justificar, merece punição. Deve servir de exemplo.
Estêvão S.Já enfrentei comentários "semelhantes" de um professor da UFRJ, me acovardei e não tomei providências, parabéns ao Nuhu Ayuba. Estamos com você! Absurdos os comentários do professor em entrevista ao jornal da globo na tentativa de explicar a situação: "Você mesmo que seja negro, você tem quer ter aquela maneira...".
Herbert S."O que afeta diretamente uma pessoa, afeta a todos indiretamente'. Martin Luther King
ELIAS S.QUE AS VOZES DE COMBATE AO RACISMO NUNCA SE CALEM.
debora s.e muito triste saber, que um professor que tem o dever de formar cidadãos,esta tendo uma postura indigna dessa.E sou totalmente a favor processa-lo,pois uma pessoa dessa não tem a mínima condição em estar em uma instituição deensino.Onde tem que estar pessoas civilizadas
glaciney S.É um absurdo que um professor, com o nivel de conhecimento prátique um ato como esse!!
jerrimar s.De que adianta ter uma "de-formação" cientifica e tantos títulos acadêmicos e não saber respeitar as diferenças? Infelizmente as universidades brasileiras ainda continuam formatando e não formando pensadores. Este professor é simplesmente repetidor de uma ideologia preconceituosa e racista que ainda mora no cerne social brasileira
César S.Vergonha! Perguntem para esse professor se ele nunca leu sobre a história de nosso país. Pergunte-lhe se sua família é de uma raça superior que a humana. Viva Zumbi!

Assinaram o abaixo-assinado
7.682 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado