Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Dizemos não para a retirada da obrigatoriedade da Literatura Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular, para Ministério da Educação, Exma. Sra. Presidente da República

NomeComentário
Paula .Para estudar um não é necessário excluir outro!
Márcia S.Eu digo não para este absurdo! Estão querendo empobrecer ainda mais o ensino da grade curricular de língua portuguesa :(
Franthiesco M.por um país que não lê apenas harry potter
BERNARD M.Cadê a Pátria Educadora???
Beatriz C.Como professora da disciplina venho pedir que permaneça tais conhecimentos em sala de aula.
Gilda S.Digo não a falta de cultura, idéia absurda
Mauricio S.Abaixo à ideologização da cultura e da lavagem cerebral totalitária. A cultura é um direito constitucional e inalienável, e a cultura portuguesa é a nossa cultura, sem detrimento de outras origens..
Octavio F.Retirar a obrigatoriedade do ensino da Literatura Portuguesa é acentuar o emburrecimento dos brasileiros. A quem interessa?
Arilda P.como é possível que tal ataque a cultura esteja em curso
Maria S.Absurdo !! Sou professora de Língua e Literatura Portuguesa, estou aposentada. Cada vez mais querem empobrecer a cultura.
Raquel S.Não para a retirada da obrigatoriedade da Literatura Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular.
Alexandre G.Manter estudos de nossa língua é atitude estratégica
RENATA P.sem comentários...isso é um absurdo....
Benilton C.A SOCIALIZAÇÃO DO ÓDIO O escritor italiano Umberto Eco que acaba de morrer em Milão dizia que o ódio é a verdadeira paixão, e infelizmente as políticas públicas da Pátria Educadora (gritante cópia do lema "República Educadora", da Alemanha) é um exemplo. U. Eco não estava se referindo à época do fascismo, não. É algo que ele observou ao longo da História: e vivemos descaradamente a socialização do ódio por todos os meios: reais e virtuais. O ódio é a coluna que sustenta a política: separar, desagregar, fragmentar, desunir - todos esses verbos são mais importantes que a utopia do Bem Cultural em comum como valor social. E o ódio hoje está sofisticado: são os intelectuais que produzem a forma mais objetiva do ódio quando reformulam a História, a Cultura, a Língua Portuguesa, a Literatura Portuguesa e a Literatura Brasileira. Se eles fossem um pouco mais inteligentes teriam unido as literaturas em uma só: a Literatura de Língua Portuguesa (como acontece justamente com a literatura de língua alemã na Alemanha, onde essa disciplina contempla os países falantes do alemão como a Áustria, a Alemanha, a parte da Suíça, a parte da Itália) ... mas o projeto não é esse: é o ódio mesmo.
Celso C. Sou absolutamente contra a inciativa de retirar a literatura portuguesa da base nacional comum curricular. Julgo a iniciativa um atentado contra nossa cultura.
Deyse F.Digo não para a retirada da obrigatoriedade da Literatura Portuguesa da Base Nacional Curricular
Janaína S.A literatura portuguesa faz parte da nossa história e da nossa cultura.
ricardo r.nivelar por baixo não vai fazer ninguém voar mais alto...
Ligia L.Juntos nesta luta!
Elio B.Sou contra a retirada de ensinar literatura. É nossa língua, nossa origem.

Assinaram o abaixo-assinado
4.951 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado